Resenha: Malas, Memórias e Marshmallows

by - 15:27



O livro Malas, Memórias e Marshmallows me encantou desde o começo. Sua capa (como sempre) foi a primeira coisa que me chamou a atenção. Achei a capa diferente, chamativa e simplesmente encantadora. O titulo também foi um fator que me motivou a comprá-lo, além do detalhe de uma pequena imagem do Elvis como parte das colagens que formam a ilustração. O livro, MMM, entrou em pouquíssimo tempo para a minha lista de surpresas tremendamente agradáveis.

“Às vezes, o fim de algo pode ser apenas um novo começo. Após ser despedida do trabalho no dia de seu aniversário, Melissa Moya conhece Theodoro Brasil, seu vizinho, dando início a uma nova amizade que vai permitir que a jovem jornalista realize seu maior sonho: viajar mundo afora. Ela embarca no projeto “América sobre rodas”, uma aventura por diversas regiões dos Estados Unidos, deixando para trás sua gata, Lady Gaga, sua família e seus amigos. Máquina fotográfica na mão, notebook debaixo do braço, Melissa vai acabar percebendo que a vida surpreende a cada momento, principalmente quando o assunto é o amor verdadeiro.”

Ao longo dos anos, fui criando certo preconceito para com livros nacionais. Não é apenas por serem nacionais e termos a literatura estrangeira tão enraizada na nossa cultura. Li alguns livros (narrativas) de autores brasileiros que simplesmente não me cativaram. Raras exceções conseguiram me fazer adorar a história e Malas, Memórias e Marshmallows é, definitivamente, uma delas.
Li esse livro já faz algum tempo mas é daqueles que sempre vou lembrar. Acho que é justamente porque me surpreendi com a autora. Ou talvez seja porque pretendo cursar jornalismo e viver um pouquinho do que Melissa viveu nessa história.   
A história começa com Melissa sendo demitida bem no dia de seu aniversário e com seus pensamentos sobre o quão injusta é a vida que ela vive. No mesmo dia ela conhece seu novo vizinho, Théo. A narrativa continua de maneira simples e cativante, já que os pensamentos de Melissa (a história é narrada em primeira pessoa) são sempre sarcásticos e divertidos.   
Théo é quem primeiro lhe dá a oportunidade de trabalhar como jornalista viajando para outros países. Não demora muito e ela consegue o maior projeto de sua vida: “América Sobre Rodas”. A partir daí, Melissa embarca em uma aventura bem inesperada e, é claro, Théo se faz sempre presente na narrativa.
O mais legal sobre esse livro é que, cada capítulo ganha o título de uma cidade que participa da história. E, não só isso, algumas informações e curiosidades sobre a cidade também aparecem como subtítulos. É um formato diferente, fofo e que faz a leitura parecer bem mais fácil e leve.
A escrita é simples, fácil de ler lida e bem completa com as visões e pensamentos de Melissa sobre os lugares por onde passa e seus sentimentos em relação a tudo o que vive durante suas viagens.
Malas, Memórias e Marshmallows é um livro para se ler em um final de semana quando precisamos tirar a cabeça um pouco do nosso cotidiano e da nossa rotina e simplesmente viver uma história divertida e delicada para variar. Fui surpreendida com um livro tão especial e nacional e espero, de verdade, poder me surpreender com mais histórias assim.   
Malas, Memórias e Marshmallows foi escrito por Fernanda França e publicado pela Rai Editora.

Classificação: 5/5 estrelas.

As decisões mais difíceis são aquelas que envolvem o coração. Se você precisa sair de um emprego, pode ser apenas uma mudança necessária em sua vida. Mas se você gosta do que faz, fica um pouco mais complicado. Se você termina com o namorado, não é fácil, independentemente dos motivos, mas é ainda pior se a relação acaba quando você está apaixonada.
Ser feliz também é uma escolha. Pode ser que no processo você se perca e se pergunte se está na rota certa, mas muitas vezes você nem escolhe a estrada: é ela que te escolhe. Minha aventura começa sem ponto de partida e perspectiva de chegada. “Em sete meses, tudo mudou completamente.”


Gostou da resenha? Já leu o livro ou ficou com vontade de ler? Não deixe de comentar!

You May Also Like

9 comments

  1. Eu tbm tinha um certo preconceito com livros nacionais, mas desapeguei dessas ideias, adorei saber sobre este livro, quero ler vou por na minha lista *-*


    http://nossoblogsecreto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro, muito obrigada por seguir o blog, espero que acompanhe sempre e que goste dos posts.
      MMM definitivamente mudou meu conceito para com escritoras de romance brasileiras, me senti mais motivada a publicar meu próprio romance aqui no Brasil.
      Leia sim e me conte depois o que achou ok? Obrigada por comentar :)

      Excluir
  2. Não conhecia o livro e se fosse só pelo título confesso que não ia me interessar sabe, mas lendo a resenha parece ser bom e gostoso de ler! Quem sabe...

    Beijos!
    www.quaseatoa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se animar e decidir ler o livro, não esquece de me contar o que achou :)

      Excluir
  3. acho que a literatura brasileira perdeu a força, mas ainda é a minha favorita!
    é que eu gosto de clássicos como Machado de Assis! *-*

    Quero muito tentar esse livro!
    http://www.anadodia.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta esse livro e depois me conta, ok? É raro pessoas mais novas se interessarem pela nossa literatura.

      Excluir
  4. Laura,
    Vi sua resenha no Skoob e vim aqui agradecer pelo carinho. A resenha está muito bem escrita e fiquei muito feliz por te ajudar a mudar um pouquinho a ideia sobre a literatura nacional contemporânea ;-)
    Muito obrigada de verdade!
    Meu próximo livro é a continuação das aventuras da Melissa e será publicado esse ano pela editora Planeta. Espero que goste!
    Um grande beijo!
    Fernanda França
    www.fernandafranca.com.br
    www.facebook.com/ferfranca
    twitter: @fernandafranca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei muito feliz quando li seu comentário. Gostei mesmo do seu livro e fico feliz também de saber que você é super atenciosa com seus leitores, isso diz muito sobre uma escritora. Obrigada pelo elogio sobre a maneira como escrevi essa resenha e muito obrigada por ter se dado ao trabalho de entrar aqui e comentá-la. Com certeza vou comprar a continuação e farei outra resenha aqui no blog, espero que confira.
      Obrigada pelo carinho também ;)

      Excluir
  5. farei outra resenha aqui no blog, espero que confira.
    Obrigada pelo carinho também ;)

    สมัครgclub

    ResponderExcluir