Resenha: Blog da Clara

by - 17:41


            Alguns livros simplesmente nos encontram e nos surpreendem de um jeito delicioso. Ano passado fui pela primeira vez na Bienal do Livro de Minas. Eram tantos livros espalhados por todos os estandes e tanta gente, era difícil encontrar alguma coisa que não estivesse logo na sua frente. Eis que no meio de uma multidão, enquanto eu estava indo para a fila pagar por alguns exemplares que tinha em mãos, ouço com acanhado “com licença”. Uma mulher com cara de menina se apresentou como Clara e me mostrou seu livro. Ela me entregou um livro pequeno, fino e apaixonante. Nem precisou dizer muita coisa, a capa já me conquistou (vocês já sabem o amor que sinto por capas). Clara também me mostrou outro livro de sua autoria, mas alguma coisa no “Blog da Clara” me cativou. Tinha um bom pressentimento a respeito e estava certa. Se tornou um dos meus favoritos.

“Neste livro, a escritora piauiense cativa o leitor por sua capacidade de sentir, de expressar sentimentos com uma leveza peculiar e comovente. Sua maturidade é enternecedora. Transforma temas corriqueiros em poesia, prosa, contos e versos.”

            Assim que comecei a ler, sabia que não iria conseguir parar até virar a última página. O livro é pequeno, cheio de poemas, contos e crônicas, mas não foram eles que me fizeram concluir a leitura tão rápido. Foram suas palavras. Clara Mello tem o dom da palavra. Já em sua apresentação sabia que ela era uma escritora diferente. Algumas pessoas sabem escrever, outras escrevem bem, mas existe uma terceira categoria, aquela em que se encaixam as pessoas que criam sentimentos mais do que juntam palavras.
            Não conhecia os textos da Clara até ler o livro e hoje não entendo como ela não está na lista dos mais vendidos do país. Seus poemas são profundos, suas crônicas são deliciosas e suas palavras me conquistaram. Seus textos são fáceis de ler, é quase como se a autora estivesse conversando consigo mesma e compartilhando seus pensamentos com o leitor. A autora não enfeita as palavras, não complica o que deveria ser fácil de ser entendido. Você nem percebe que vai passando as páginas e quando se dá conta está sendo levado por suas palavras.
            Como é uma coletânea de textos postados em seu blog, o livro é diferente. Não é um livro de contos, não é um livro de poesia, não é um livro de crônicas. É um livro de tudo. Os temas também são variados e muito fáceis de se identificar, indo desde uma crônica sobre gatos (não deixei de pensar nos meus por um segundo e compartilhar cada pensamento dito) a um poema a respeito da fragilidade do coração. Desde temas corriqueiros como cabelos a temas mais profundos como a morte.
            O livro também tem várias cartas endereçadas a uma mulher chamada Laura, o que me fez amá-lo ainda mais. Raramente encontro livros com histórias cuja personagem principal se chama Laura, e ler cartas tão lindas e bem escritas fez com que eu me sentisse ainda mais envolvida com as palavras, de uma maneira pessoal. Não sei qual a história e/ou a intenção por trás das cartas para Laura – e adoraria saber – mas me apaixonei por todas.  
            Blog da Clara é um daqueles livros para se ler de novo e de novo e de novo. Para buscar inspiração, para passar o tempo, para ler textos bonitos, para suspirar. É um livro inspirador, a autora consegue transmitir tanto com tão pouco, como aspirante a escritora me senti motivada a escrever mais e melhor.


            É difícil publicar um livro no Brasil, ainda mais difícil é vendê-lo significativamente. Existe muito preconceito com autores nacionais – e não me excluo desse preconceito, confesso – e, por isso, faço questão de divulgar um livro tão bom escrito pelas mãos de uma brasileira. Seja por conta das palavras apaixonantes ou da coletânea tão bem organizada, Blog da Clara me inspirou a ir juntando minhas coisinhas (nada que se possa comparar às suas) e, quem sabe, publicá-las num futuro próximo.

            Minhas – muitas – partes favoritas do livro:
♦ Alguma carta a Laura
♦ As linhas
♦ Gatos
♦ Carta a Laura
♦ Bandoleiros
♦ Aos que ficam
♦ Laura, de novo
♦ Errada
♦ Cheirosa
♦ Garrafa ao mar
♦ A mulher mais linda do mundo
♦ Saudade
♦ Primeira carta a Laura

            Ao autografar meu livro Clara escreveu “Laura, espero que você goste das minhas pequenas grandezas”. Clara, obrigada por esse pequeno livro gigantesco, vou guardar com muito carinho.
            Se você adora ler textos e crônicas, o livro Blog da Clara com certeza vai te encantar tanto quanto me encantou e vai se tornar um dos seus favoritos. O livro é como uma carta que a gente esquece na gaveta e depois se delicia com as palavras. Indispensável na estante de quem adora mergulhar nos devaneios alheios.

Blog da Clara foi escrito por Clara Mello e publicado pela editora Cidade Verde.

            Classificação: 5/5 estrelas.
 



“Antes eu estivesse triste do que apenas inerte. Eu queria qualquer sentimento, ainda que fosse mesquinho ou melancólico. Estou indiferente, e isso me sangra sem dor.
Sinto saudades das minhas batalhas perdidas, das minhas revoltas de causas pesadas ou até pouco importantes, das minhas angústias amargas, da minha vontade de correr o mundo, da minha ingenuidade poética, dos meus sorrisos com alma, dos meus choros sentidos. Sinto falta das mil pelejas em vão que me motivavam a continuar tropeçando e levantando, caindo e me reerguendo.
Estou mergulhada em ausências, e tudo que sobra é um silêncio vazio. Grito dentro de mim, e acoa... Sou oca e acústica, mas não faço melodia, só sopro ventos mudos e permaneço quieta, caladinha e quase inexistente.
Minhas asas andam enferrujadas do sonho de voar, e minha garganta economiza utopias. Andodesanimada e solitária, sem aquilo que outrora me acompanhava como sombra. Estou só.
Quero qualquer fervura, e até dissabores, se isso me fizer mais viva. Sinto falta do meu coração inquieto, das curvas do meu caminho, da minha vontade de viver. Eu sinto falta de mim.” (Saudade, p. 125)


Gostou da resenha? Já leu o livro ou ficou com vontade de ler? Não deixe de comentar!

You May Also Like

23 comments

  1. Hey Laura, tudo bem com você?
    Apenas passando aqui rapidinho para avisar que eu indiquei o seu blog para responder a “TAG: Amo/Odeio” basta citar 10 coisas que você ama e 10 coisas que você odeia então é bem rápido de responder e, ainda permite que o seu leitor conheça um pouco mais sobre você.
    Caso você se interesse aqui está o link: http://escritorawhovian.blogspot.com.br/2015/06/tag-amoodeio.html
    Bjs e sucesso com o seu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela indicação, Bruna! Vou dar uma olhadinha sim <3

      Excluir
  2. Nossa, que legal. O livro já começa nos encantando com a capa e é ainda melhor quando o conteúdo nos agrada também. Fiquei super curiosa para conhecer o trabalho dela. E você escreve super bem, parabéns!

    estilolia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale muito a pena conhecer mesmo, acho que você vai adorar! Nossa, muito obrigada <3

      Excluir
  3. Oi, Laura! A Clara é puro amor e simpatia, né!? Adorei sua resenha, conseguiu passar através das palavras a imensidão que é aquela pequena mulher. Se você gostou dos textos soltos, cartas e poemas que tem nesse livro, recomendo fortemente "A casa de Isabel", é uma história fantástica que se passa num carnaval meio nostálgico, e que faz a gente querer ser amiga dos protagonistas! (risos) Dos dois livros é o meu preferido, é daqueles livros que todo mundo devia ler uma vez na vida, sabe? Espero que esbarre com ele por aí e tenha a oportunidade de ler. Beijão, Laura!

    Remise (http://diariamenteaqui.wordpress.com/) :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela me mostrou esse outro livro lá na Bienal e depois que li o Blog da Clara fiquei super curiosa, assim que acabar a minha pilha de livros pra ler vou procurar esse com certeza, obrigada pela indicação e muito obrigada também pela visita <3

      Excluir
  4. Li a resenha só por causa da capa, que é linda.Sua resenha me deixou curiosa para ler o livro, se encontrar ele por aqui vou comprar e ler, sem dúvidas!
    Tem um sorteio rolando no meu blog, você poderia participar? Beijos
    https://kamilacavalcante.wordpress.com/2015/06/05/resenha-extraordinario-sorteio/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é maravilhosa, não é? Não deixa de procurar mesmo não, tenho certeza de que vai adorar! Obrigada pela visita, pode deixar que vou lá dar uma olhadinha no seu blog sim ;)

      Excluir
  5. Obrigada pela visita :)
    A capa do livro é linda!

    Isa,
    http://isamirtilo.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?

    Eu amo livros de contos, crônicas e pequenos textos. Tenho vários na estante e esse me conquistou tanto pela capa quanto pelo conteúdo. Anotei na .minha lista e espero conseguir comprá-lo.

    Amei sua resenha, passou todo o seu entusiasmo pra mim.

    bjs


    www.adorkable.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela visita! Fico muito feliz que a resenha tenha sito útil, essa foi a intenção. Se conseguir comprar não deixa de me contar o que achou, pode ser? Obrigada pelo comentário <3

      Excluir
  7. Que linda essa capa!
    Tbm fiquei morrendo de vontade de ler, princ. pelo que vc escreveu... tbm adoro leituras leves assim,com textos bem escritos... e quando vejo um trabalho assim tbm me pergunto pq não está na lista dos mais vendidos enquanto existem outros que não mereciam.. rs
    Adorei o blog!
    Beijinhos
    http://talitascoralick.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, então você vai amar o Blog da Clara! Quando ler não deixa de me contar o que achou, combinado? ;)

      Excluir
  8. Oi Laura!
    Que fofura de capa, adoro livros com pequenos textos, a leitura é bem fluida né?
    Não conhecia o livro e nem o blog, mas já quero pesquisar mais, principalmente porque você gostou tanto. Seu blog está lindo!
    Beijos
    Paradise Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A leitura é deliciosa, a gente nem vê o tempo passar! Fico muito feliz que tenha gostado e obrigada pela visita <3

      Excluir
  9. Uau Laura, com essa resenha dá vontade de ler Blog da Clara agora! É realmente lindo tocar as pessoas com as palavras! Belo blog!!! Bjsss
    http://dibobis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Ai fiquei interessada. Deve ser muito bom esse livro :D

    http://joicyrecco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Laura,
    Estou muito emocionada com seu post! Muito mesmo, quero que você saiba o quanto foi importante ler isso.
    Eu sou muito tímida, e a bienal de BH foi um ato de coragem e tive que forçar minha natureza para conseguir falar com as pessoas, como contigo. Mas ler isso me faz ter certeza de que fiz a coisa certa, de que valeu a pena o esforço e o cansaço da bienal e de tudo que eu faço pelo meu trabalho.
    Ler o que você disse sobre meu trabalho fez carinho no meu coração, e com certeza, força e vontade para continuar escrevendo com sinceridade e cada vez melhor.
    Muito obrigada por esse abraço em forma de post.

    ResponderExcluir
  12. Amei a resenha, fiquei com muita vontade de ler esse livro! Beijos e sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Amei a resenha, o livro, as fotos!!! Tudo!! Já está na minha listinha para 2016!! Essa vida de nunca conseguir parar de ler ainda me mata, ou me leva a falência!!!
    Bjoks Amora

    Achei as Palavras|Mais Uma Dose

    ResponderExcluir
  15. adoro tudo que a Clara gosta. Clarise , Pessoa , Eça , e a pureza e profundidade de seus textos.

    ResponderExcluir