Aplicativos gratuitos e essenciais para viajantes

by - 11:06


            Quem acompanha o blog sabe que viajei sozinha para Nova York há pouco tempo. Como teria que me virar sozinha, dei um jeito de encontrar alternativas para algumas situações básicas como pegar o metrô e cuidar das despesas, por exemplo. Estou sempre com meu celular na mão ou no bolso e acabei descobrindo que existem aplicativos para tudo, juro.
            Antes de viajar acabei baixando vários aplicativos diferentes e testei todos. No final só usei mesmo alguns poucos. Vi vários posts com dezenas de aplicativos “úteis” que no final eram quase todos iguais e de úteis não tinham praticamente nada.
            Vou falar um pouquinho mais detalhadamente dos aplicativos que mais usei e citar alguns que não cheguei a utilizar, mas que considero bem legais e/ou diferentes e que valem a indicação.

Google Maps


Se eu tivesse que indicar apenas um, indicaria esse. O Google Maps me salvou várias vezes durante a minha viagem, foi de longe o meu favorito. Além de ser bem rápido e não precisar de uma internet muito boa, a localização atual quase sempre exata me ajudou a me orientar bem quando andava a pé ou precisava usar o metrô. As rotas do metrô de NY estavam corretas e sempre oferecia muitas alternativas de linhas e trajetos. Baixei muitos aplicativos referentes ao metrô da cidade mas o Google Maps resolveu todos os meus problemas.
GRÁTIS – Disponível para iOS, Android e Windows Phone.

Money Care


 O Money Care foi um dos aplicativos usados quase o dia inteiro para registrar e controlar as minhas despesas. Um dos aplicativos mais fáceis de mexer, ele separa por categorias todas as suas despesas e mostra a data de cada registro. O aplicativo não trabalha só com despesas, também é possível colocar o que você ganha e no final ele apresenta um saldo, ótimo para controlar a mesada. Não tive que guardar meus recibos e sabia o tempo todo quanto eu já tinha gastado e onde eu gastei cada coisinha. Ele é útil não apenas para viagens, mas a versão gratuita limita um pouco o uso já que possui um limite de 50 registros.
GRÁTIS – Disponível para iOS e Android.

Swarm



É o antigo Foursquare. Além de poder compartilhar no Twitter ou no Facebook onde você está sem precisar fazer loggin em cada rede social, você pode compartilhar fotos em cada check-in realizado. Mas as melhores funções do aplicativo são outras. Alguns lugares oferecem promoções, por exemplo: se você fizer check-in em tal lugar você ganha descontos. Já aconteceu comigo na Saraiva (ganhei 10% de desconto ao mostrar o check-in no caixa) e vários restaurantes, lanchonetes e até hotéis oferecem promoções para os usuários. Afinal, é uma ótima forma de divulgação gratuita. Além disso, os usuários podem comentar em todos os lugares, o que oferece uma série de dicas, comentários e sugestões que podem te tirar de uma roubada. Sabe aquele restaurante que você estava morrendo de vontade de ir? É só dar uma olhadinha nos comentários dos usuários e ver qual o melhor prato, melhor garçom ou até mesmo se vale a pena ir ou não. Nos Estados Unidos muita gente usa o aplicativo o que me rendeu muita dica bacana.
GRÁTIS – Disponível para iOS, Android e Windows Phone.

Snapchat


Acho que nem precisava citar o Snap, mas como muita gente ainda está na dúvida se entra para mais uma rede social, aqui vão alguns comentários. Usei bastante o Snap durante a minha viagem porque me poupava muito tempo. Não sei vocês, mas odeio ficar lotando o Facebook com fotos, check-ins, textos e essas coisas. E morria de preguiça de mandar fotos pra todo mundo que me pedia no WhatsApp. O Snap resolveu meus problemas; era só tirar uma foto – nem precisava do trabalho de editar para ficar no padrão do meu feed do Instagram – e postar no MyStory, pronto, quem estivesse interessado na minha viagem podia ver. Sem encher a página inicial das pessoas, sem spam, nem nada. E como as fotos só ficam por 24 horas não precisei me preocupar com aquela foto mais ou menos, aquela cara amassada nem qualquer coisa do tipo. Além de compartilhar um pouquinho do meu dia a dia com quem queria saber, foi bom chegar no hotel e poder dar uma olhada em tudo o que eu fiz naquele dia.
GRÁTIS - Disponível para iOS, Android e Windows Phone.

Tempo!


O iPhone já vem com um aplicativo de previsão do tempo, mas para quem gosta de algumas frescurinhas a mais como eu, esse aplicativo do Yahoo! tem a diferença das fotos da sua localização como plano de fundo. São fotos bonitas tiradas do Flickr e que passam quase como um slideshow. Sabe aquele print que você tira para reclamar da temperatura naquele dia? Então, vai ficar muito mais bonito com uma foto caracterizada.
GRÁTIS – Disponível para iOS, Android e Windows Phone.

Shazam


Fiquei impressionada com a quantidade de gente que ainda não conhece o Shazam, é um dos aplicativos que todo mundo deveria ter no celular. Sabe quando você escuta aquela música muito boa e fica desesperado tentando lembrar alguma frase para poder procurar no Google depois? O Shazam resolve isso. O aplicativo, em questão de segundos, te mostra o nome da música, quem canta, o álbum etc. É só entrar no aplicativo quando uma música está tocando e “toque para o Shazam”. Simples. É ótimo para descobrir músicas novas (o aplicativo tem uma seção com as músicas que estão sendo tocadas no mundo todo, as mais “descobertas” e novos hits) e suas tags ficam salvas para poder baixar todas as músicas com calma quando quiser e puder. Você vai voltar de viagem cheio de músicas que ainda não estão tocando aqui.
GRÁTIS – Disponível para iOS, Andoid e Windows Phone.

VSCOcam


É de longe o meu aplicativo de edição de fotos favorito. Não é o aplicativo com a maior variedade de filtros, mas possui os mais bonitos – pra mim. Uso a versão antiga do aplicativo que, infelizmente, não está mais disponível, mas essa versão atual é tão boa quanto. Além de poder baixar filtros novos (se você estiver disposto a comprar também é possível), o aplicativo é rápido e não é difícil de mexer. A sua galeria de fotos editadas fica sempre ali então é visualmente bonito e dá pra brincar muito com as fotos. Além dos filtros prontos é muito fácil ajustar as cores, nitidez e contraste da foto sem precisar ser um expert em edição. As fotos da sua viagem vão ficar ainda mais bonitas com aquele filtro que ninguém mais tem.
GRÁTIS – Disponível para iOS, Android e Windows Phone.

Skype


Confesso que não usei o Skype, mas como sei que nem todos podem ter o FaceTime, acho uma boa alternativa. O Skype é pra matar a saudade dos amigos e da família e pra fazer uma ligação sem precisar pagar. Dá pra ligar de qualquer lugar contanto que a internet pegue bem e faz a distância não ser tão ruim. Imagina ligar para a sua família diretamente daquele ponto turístico que todo mundo inveja?
GRÁTIS – Disponível para iOS, Android e Windows Phone.

Alguns aplicativos que considero úteis mas que não usei tanto:

Tripomatic – Confesso que esse eu esqueci mas teria usado muito. Ele mostra várias atrações na cidade que você escolher, monta itinerários pra você além de oferecer dicas de hotéis, aluguel de carros e excursões. Não dá pra esquecer nenhum ponto turístico com esse aplicativo.
Moedas – É um conversor de moedas, você coloca a quantia em dólares, por exemplo, e o aplicativo te mostra o valor a ser pago em reais. Como o câmbio não é muito exato eu não confiei plenamente, decidi não ter nenhuma surpresa, mas é bom para se ter uma ideia média dos gastos em reais.
Bandsintown – O aplicativo te mostra shows e concertos de bandas que você gosta de acordo com a sua localização. É ótimo para intercâmbios quando o tempo é maior e o dinheiro também, convenhamos. Fiquei poucos dias então não pude me programar a tempo de ver um show.
Voos Online – É um aplicativo brasileiro da INFRAERO para obter informações do seu voo. Não cheguei a usar porque consegui me localizar bem nos aeroportos, mas é sempre bom ter opções para emergências.
TripAdvisor – O site de viagens mais conhecido do mundo também tem alguns aplicativos. O City Guides é muito bom para turistas de primeira viagem em alguma cidade. Oferece dicas de atrações, restaurantes, bares, etc.
HopStop – É um aplicativo do metrô das cidades nos Estados Unidos. Não precisei usar porque o Google Maps me ajudou em praticamente tudo, mas muitos recomendaram ao longo da viagem.
Happn – O happn é um aplicativo “de paquera”. Ele te mostra as pessoas que você cruzou na rua que também têm o aplicativo e você pode curtir ou não a pessoa e mandar um “charme” para quem te interessar. Vai que aquela pessoa maravilhosa que você viu andando na rua tem esse aplicativo? Para os solteiros viajantes pode ser uma mão na roda.
Google Tradutor – É um aplicativo essencial para quem não entende muito da língua local. Precisei só algumas vezes para nomes de comida ou alguns objetos, mas é um desses aplicativos que não apago do meu celular de jeito nenhum.
SitOrSquat – Quando eu digo que tem aplicativo pra tudo é porque tem aplicativo pra tudo. Esse é para localizar banheiros públicos em todos os lugares até com avaliação de quem já usou. Nem cheguei a abrir o aplicativo durante a minha viagem, mas vai que né?
♥ Nem preciso dizer, mas não custa reforçar. Instagram e Twitter não podem faltar, certo?

Esses foram os aplicativos que mais usei e algumas dicas de aplicativos para quem está indo viajar e não quer passar aperto com situações básicas. De vez em quando eu decidia me virar sozinha ou treinar o inglês e sair perguntando o que eu precisava, mas para os mais tímidos, não custa nada ter uma ajudinha a mais do celular, né? Tecnologia está ai pra isso.

E aí? Gostou desse tipo de post? Esqueci algum aplicativo que você acha essencial para quem está indo viajar? Gostou de alguma indicação? Não deixe de comentar porque esse post deu certo trabalho, hehe ;)

You May Also Like

23 comments

  1. Heey!!
    Gosto muito de viajar e achei suas dicas super úteis ^^
    Abraços!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
  2. Viajar <3
    Adoro o Snap, e o editor VSCO Cam, é muito bom, né?
    Obrigada pelas dicas <3

    Beijos, http://quebrarosilencio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Esses apps são realmente essenciais para qualuer viajante!
    Acho que os mais importantes são o Tempo e o Snap kkkk
    Seu blog é lindo, parabéns
    Beijinhos da Madu
    cinderella-desbocada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas. Vou guardar algumas pra quando eu for viajar, que espero em Deus que seja logo haha É muito bom esses apps, principalmente para viajantes de primeira viajem, como eu, porque a gente sempre fica nervoso, porque é tudo novo e tal rs

    estilolia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses aplicativos, principalmente o Google Maps, me salvaram muito ainda mais porque fui sozinha, né? Não tinha ninguém conhecido pra me salvar de alguma situação constrangedora KKKK Sua viagem vai dar certo sim, você vai amar! Depois volta aqui pra contar como foi, pode ser? ;)

      Excluir
  5. ótimas dicas, vou até mandar o link da postagem para um amigo que ama viajar, eu, por enquanto não iniciei as minhas próprias viagens, mas ando colecionando dicas preciosas que nem as suas! adorei o blog, espero voltar mais vezes.

    Desses Dias Meios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manda sim, espero que ele goste <3 Fico feliz que tenha gostado das dicas, muito obrigada pela visita! Volta sempre, ok? ;)

      Excluir
  6. O snap, VSCOcam e o shazam são os meus favoritos, não vivo sem ♥
    www.blogdaisa.com

    ResponderExcluir
  7. Ótimos aplicativos!!
    Amo VSCO cam e Money Care! =)
    Beijoos

    ResponderExcluir
  8. Uso e abuso do Google Maps em qualquer lugar do mundo! Hahahahaha
    Como assim tem gente que ainda não conhece/usa o Shazam e o Snapchat? Melhores invenções da vida!!! E o VSCOcam é, de longe, o melhor app de edição de fotos de todos! Amo forte!

    Respondendo a resposta do meu comentário (socorro) lá no outro post, NY é sim um lugar maravilhoso! Sempre achei isso antes mesmo de conhecer, e quando eu o fiz, me apaixonei ainda mais, mesmo achando que isso seria impossível kkkkkkkkk. Eu também tava querendo ficar lá por uns meses pra pegar uma fluência melhor do inglês, e quem sabe fazer outros cursos úteis pra vida, né? Vamos torcer pra nossa ida dar certo e a gente se bater pela 5th av hahahahahahaha. Enfim, você podia falar sobre a sua rotina por lá, como você se virou sozinha (e como foi essa experiência incrível), se você passou por alguma situação engraçada/desesperadora, pode contar se você teve os momentos de reflexões das situações que você tava passando e se a viagem te ajudou nessas coisas, resumindo: conta tudo kkkkkkkkkkkkkkkkk (e posta várias fotos, por favorrrrr!!!). Ah, e como foi que seus pais lidaram com essa sua decisão de ir sozinha pra lá? Meu pai ama viajar tanto quanto eu, aposto que ele vai querer ir junto, mas nananinanão! Hahahahaha. Tanta gente acha que deve ser chato viajar sozinha... Viajar com os amigos é maravilhoso, mas sozinha é um sonho pra quem deseja tanto a independência, como eu. <3

    Com amor,
    Steph • http://naoeberlim.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, também fiquei de cara que muita gente não conhecia o Shazam!! As pessoas estão começando a usar meeeesmo o Snap agora né, pelo menos isso, adoro! KKKKK
      Exatamente! Eu já tinha me apaixonado tendo ficado só três dias na Times Square, mas depois que voltei pra conhecer a cidade mesmo descobri que a TS foi a parte que eu menos curti KKKK NY é apaixonante, sem mais <3
      Pois é! Se tudo der certo em Janeiro estou lá fazendo um curso pra acrescentar no currículo, oremos. Ai, tomara! Ia ser muito legal ter uma companhia brasileira pra bater perna pela 5th KKKKK
      Tive várias ideias de posts e separei em tópicos alguns pra ficar bem completo já que algumas pessoas estão pedindo também, assim não esqueço de nada ahah Nossa, tirei TANTA foto que não sei como vou fazer pra postar, sério mesmo. Acho que vou dividir em vários posts de fotografia porque, juro, são muitas. Tirei mais de 1000 fotos nesses 10 dias e fui separar as boas e foram mais de 140, sinta o meu desespero KKKKKK
      Nossa, viajar sozinha é uma experiência indescritível. Todo mundo tinha que viajar na sua própria companhia pelo menos uma vez, sério. A sensação de liberdade e independência é maravilhosa. Vou falar só sobre isso em um post, vai ficar gigante, já estou vendo KKKKKK

      Excluir
  9. Sim, eu sei que eu já comentei aqui, ahahah, mas vim avisar que indiquei você pra uma Tag lá no blog <33

    Beijos, http://quebrarosilencio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode comentar quantas vezes quiser ahaha Obrigada! Vou lá conferir <3

      Excluir
  10. Oi Laura, acabei de conhecer seu blog e me apaixonei. Seus posts sao muito bons, o layout é lindo.. enfim, adorei!

    www.diariosmolhadoss.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Snapchat é minha rede social preferida <3

    ResponderExcluir
  12. Inglês fluente ou avançado abre muitas portas de oportunidades profissionais, de viagens e de lazer! Hoje existem muitos recursos para se aprender a língua, principalmente pela internet. Depois de muita pesquisa encontrei alguns bons sites, como essa página (http://alcanceafluencia.com/) que fornece treinamentos sobre aprendizagem acelerada, Estudos Gratuitos, Ebooks, Guias e Dicas para aprender inglês com Música! Fantástico! O melhor que já vi!

    ResponderExcluir