Resenha: Mitologia Nórdica

by - 05:07


A mitologia nórdica sempre foi alvo de muita curiosidade ao longo de séculos. Desde que conheci algumas das histórias contadas e idolatradas pelos nórdicos quis saber mais a respeito desse mundo fascinante e incrível. Seja na série Vikings, nos quadrinhos da Marvel ou nas famosas lendas perpetuadas ao longo da história, a mitologia nórdica me conquistou.
Quando a Intrínseca decidiu publicar essa edição da coletânea de mitos nórdicos escrita por Neil Gaiman, não tive outra escolha a não ser mergulhar nas páginas desse livro. O que achei? Confira:
Quem, além de Neil Gaiman, poderia se tornar cúmplice dos deuses e usar de sua habilidade com as palavras para recontar as histórias dos mitos nórdicos? Fãs e leitores sabem que a mitologia nórdica sempre teve grande influência na obra do autor. Depois de servirem de inspiração para clássicos como Deuses americanos e Sandman, Gaiman agora investiga o universo dos mitos nórdicos. Em Mitologia nórdica, ele vai até a fonte dos mitos para criar sua própria versão, com o inconfundível estilo sagaz e inteligente que permeia toda a sua obra.”

FICHA TÉCNICA

Título: Mitologia Nórdica
Autora: Neil Gaiman
Ano: 2017
Páginas: 288
Idioma: Português
Editora: Intrínseca
Nota: 5/5
Compre: Amazon / Saraiva



Mitologia Nórdica é um livro pequeno, dividido em 15 contos que contam histórias e trajetórias de grandes personagens como Thor, Odin e Loki. O livro é todo bem planejado e estruturado. Começa com uma apresentação de Neil Gaiman e uma contextualização do autor explicando o porquê de ter reescrito histórias tão marcantes e o significado desse mundo mágico em sua vida.
Após a apresentação, Neil Gaiman apresenta os três principais personagens, suas características e personalidades. É um guia para quem ainda não é muito familiarizado com essas histórias. A partir daí, começam os 15 contos escolhidos por Gaiman para levar o leitor a Asgard e os outros 8 reinos. Ao final do livro o autor, inclusive, montou um glossário com os principais termos, nomes de personagens e outras palavras que possam ter causado estranhamento ao longo da leitura.

Antes do princípio não havia nada – nem terra, nem paraíso, nem estrelas, nem céu –, existia apenas o mundo feito de névoa, sem forma nem contorno, e o mundo feito de fogo,
 eternamente em chamas.

 
Neil Gaiman conta as histórias que eram passadas por gerações de pais e filhos na Escandinávia. A princípio pensei que a leitura pudesse ser complicada e muito envolta em termos específicos e expressões que eu não fosse entender bem. Entretanto, Neil reescreveu as histórias de forma que todos os contos são extremamente acessíveis a todos os públicos, sejam eles entendidos na mitologia nórdica ou leigos no assunto.
O livro contextualiza os 8 reinos, apresenta os tesouros mais preciosos dos deuses, mostra como Thor conseguiu seu famoso martelo, Mjölnir, apresenta os filhos de Loki e narra o Ragnarök, a grande batalha dos deuses.
É um livro atemporal. As histórias foram feitas para todos os públicos, independente de gênero, idade, gosto literário. É um compilado de contos que travessaram éculos até chegar dessa forma “nova” e fácil de digerir. Ele não se estende muito, o que faz com que a leitura flua muito rapidamente e que seja gostoso passar as páginas. Fica aquele gostinho de quero mais.

Quando terminei de escrever estas histórias e as li em sequência, fiquei surpreso ao descobrir que elas pareciam uma jornada, indo do gelo e do fogo que originaram o universo até o fogo e o gelo do fim do mundo. Pelo caminho, encontramos justamente o tipo de gente que encontraríamos se tivéssemos vivido essa jornada, gente como Loki e Thor e Odin, gente que gostaríamos de conhecer melhor (como minha favorita, Angrboda, a esposa de Loki entre os gigantes, que dá à luz seus filhos monstruosos e aparece na forma de fantasma na história em que Balder é assassinado.

Preciso mencionar que a Intrínseca caprichou na diagramação do livro. Além de ser capa dura e soft touch, o acabamento está todo lindo e de fácil manuseio. As páginas foram diagramadas de forma que o texto não fique cansativo. É um livro bonito e gostoso de ler, daqueles pra guardar com todo carinho na estante.
Mitologia Nórdica é uma homenagem a uma cultura incrível e que está ganhando força na cultura pop. É um livro para geeks, para curiosos, para amantes de livros interessantes e divertidos. É um livro para quem gosta de ler e conhecer histórias novas.

Se você gostou da resenha e quer conhecer outro livro de Neil Gaiman, venha conferir a resenha do box de Alertade Risco.

Essa é a graça dos mitos. A diversão vem de contá-los você mesmo, algo que o encorajo veemente a fazer, leitor. Leia as histórias deste livro, depois se aproprie delas e, em uma noite gelada de inverno – ou em uma noite de verão em que parece que o sol não vai se pôr nunca -, conte a seus amigos o que aconteceu quando o martelo de Thor foi roubado, ou como Odin obteve o hidromel da poesia para os deuses..."

Gostou da resenha? Já leu o livro ou ficou com vontade de ler? Então não esqueça de deixar uma curtida ou um comentário ;)

You May Also Like

10 comments

  1. aah, que delícia de leitura! Parece ser ótimo! Já li muitas resenhas positivas sobre a narrativa!
    https://grandemetamorphose.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Parece ser muito interessante, quero muito ler!

    ResponderExcluir
  3. Falou que é do Gaiman já fico com os olhinhos brilhando.
    Sobre a mitologia nórdica não conheço tanto,agora está bem em alta,parece uma leitura interessante.
    A editora acertou com a capa dura *.*

    ResponderExcluir
  4. adorei sua resenha, adoro mitologia grega, me apaixonei pelo livro
    http://dose-of-poetry.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. As histórias de Neil Gaiman são fantásticas, um ótima leitura!

    ResponderExcluir
  6. SOCORRO EU PRECISO DESSE LIVRO AAAA

    ResponderExcluir
  7. Sempre ouço falar muito bem do Neil Gaiman. Ainda não li nenhum livro dele, mas tenho muita vontade. Também quero mergulhar nesse universo nórdico!!

    ResponderExcluir
  8. Comecei a ler histórias do Neil Gaiman recentemente, curti demais, espero curtir esse também!! Otima resenha, ajudou muito

    ResponderExcluir