9 dicas para ler mais

by - 11:34


Uma das coisas que mais me perguntam quando compartilho uma leitura concluída nas redes sociais é "como você consegue ler tanto?". Apesar de sempre querer ler cada vez mais e de ter a certeza de que nunca vou conseguir ler tantas histórias quanto gostaria, entendo que leio bastante (ter um blog literário ajuda) e adoraria que mais pessoas nutrissem o mesmo gosto pela leitura. Depois de receber tanto essa pergunta, decidi fazer um post compartilhando algumas dicas para ler mais para você começar 2018 mergulhando nos livros. São pequenos hábitos que percebi que tenho e que funcionam para mim, espero que ajude você também.
Gostaria de deixar claro aqui que qualidade é sempre melhor do que quantidade. De nada adianta ler muitos livros ao ano se não foi possível absorver algo de útil de um décimo de todas as histórias. Mais vale ler 7 livro incríveis do que 70 que passarão batido, com certeza. Então não se preocupe tanto com quantos livros você lê e sim em manter uma rotina constante de leitura.
Espero que as dicas sejam úteis e permitam que você atinja suas metas de leitura de 2018 e tenha a oportunidade de conhecer histórias incríveis. Caso tenha alguma dica que funciona bem para você, não se esqueça de deixa-la nos comentários ;)

1. ESTABELEÇA METAS
Desafiar a si mesmo é uma das coisas mais gostosas e estimulantes e, quando se está falando de leitura, isso não é diferente. Existem diversos tipos de metas literárias que podem te ajudar a ler mais e melhor. Você pode pensar em uma meta relacionada ao número de páginas que você pretende ler por dia, à quantidade de livros que quer ler por mês ou ano e até mesmo aos gêneros literários que você tem interesse em conhecer. Por exemplo: pretendo ler 20 páginas por dia, 2 livros por mês e, no ano, quero ler pelo menos um livro de romance, um de história, um de terror e um de época.
Estipulando metas é mais fácil se sentir motivado a ler com frequência, a se atentar para seu nível de leitura e seu progresso, além de ser uma delícia poder surpreender a si mesmo de forma positiva.
Caso você não saiba como organizar melhor essas metas, o skoob, por exemplo, tem uma ferramenta que te permite colocar uma meta de leitura que deve ser atualizada de acordo com o seu progresso com determinado livro, além de ser um ótimo site para organizar suas leituras, sejam elas atuais ou não.

2. SEPARE UM TEMPO POR DIA
Quando não se tem o costume de ler é muito normal acabar esquecendo de reservar um tempinho para sentar num cantinho e mergulhar numa história incrível. Para começar a aumentar seu ritmo de leitura separe um tempinho por dia para se dedicar completamente ao livro que pretende ler. Comece com 30 minutos e aumente o tempo conforme a sua rotina permita e isso se torne um hábito.
Depois de um tempo, esse espaço para a leitura será absolutamente natural, exatamente como aquela meia hora conferindo o celular antes de ir para a academia ou aqueles 40 minutos reservados para um cochilo. Quando você acrescenta a leitura na sua rotina você acaba naturalizando esse tempo que acabará se tornando um hábito extremamente prazeroso. Você vai perceber a quantidade de livros lidos aumentando e um número cada vez maior de histórias incríveis na sua mente.

3. ENCONTRE UM GÊNERO LITERÁRIO
Para todos que me dizem “não gosto de ler”, eu sempre respondo “porque você não encontrou o livro certo” e acredito nisso veemente. Ler é algo extremamente prazeroso, mágico e delicioso, mas com o livro errado pode se tornar uma tarefa árdua. Quando o livro não se encaixa no nosso perfil ou nos nossos gostos, pode acabar se tornando uma obrigação e não é surpresa nenhuma encarar a leitura como algo desagradável.
Por isso é importante encontrar um gênero literário que agrade e faça com que a leitura seja um lazer e não mais uma obrigação. Caso não saiba por onde começar, pense nas coisas que mais gosta de fazer. Gosta de assistir filmes e séries? Quais os seus favoritos? A chance de eles serem adaptações literárias é enorme, e mesmo que não seja o caso, com toda certeza existem inúmeros livros com as mesmas temáticas, narrativas e personagens semelhantes.
Outra dica é pensar em um livro que tenha te agradado e procurar por histórias parecidas. No skoob, por exemplo, para cada livro existe uma discreta seção de “semelhantes” que apresenta outros livros do mesmo autor, livros com temáticas parecidas e que estão na lista dos mesmos leitores do título que você procurou.
Procure por um livro em sites como Amazon e Saraiva e se atente para a seção “quem comprou esse livro também comprou...”. Já perdi a conta de quantas histórias sensacionais eu encontrei só olhando despretensiosamente essas indicações.
Quando se encontra um gênero literário que gosta ou até mesmo um autor, e mais fácil se sentir motivado a ler cada vez mais porque você sempre terá opções e novas histórias aguardando.

4. FAÇA PARTE DE GRUPOS
Tem coisa mais gostosa do que compartilhar histórias com alguém? Alguns livros nos tocam de tal forma que é impossível não querer conversar a respeito. Com as redes sociais, o que não faltam são opções de comunidades para fazer parte e grupos para conhecer, inclusive de leitores. Ao fazer parte de um grupo, além de ter a chance de compartilhar suas últimas leituras, participar de desafios e maratonas de leitura, é uma forma de conhecer cada vez mais títulos e histórias novas.
No facebook, por exemplo, grupos como Loucas e Loucos por livros, Bah que livro Tri, Lunáticas por romances são ótimos para encontrar indicações, discutir os últimos livros lidos e compartilhar experiências literárias. O instagram também é um ótimo lugar para encontrar amantes da literatura, segui-los e fazer amizades com pessoas que estão constantemente lendo histórias incríveis.
Além de sempre ter uma indicação de um livro para ler, é um jeito gostoso de conhecer pessoas novas e fazer parte de um novo grupo que tem muito a acrescentar na sua vida.

5. CRIE PRIORIDADES
Essa é uma das dicas mais importantes dessa lista e um dos principais motivos para que as pessoas não leiam com tanta frequência. A leitura é um hábito que pode vir naturalmente ou ser inserido aos poucos no cotidiano, mas para que você leia mais é preciso que ela seja parte da rotina e uma parte presente. Para isso é imprescindível pensar em prioridades.
Tudo na vida é uma questão de prioridades, especialmente quando estamos falando de escolhas. Você faz isso inconscientemente quando escolhe ficar mais 5 minutos na cama de manhã, quando prefere mexer no celular ao invés de fazer uma outra série de exercícios na academia, quando prefere comer bem ao invés de chutar o balde e devorar uma pizza etc. Como isso se aplica ao fato de ler mais ou menos? Simples: suponha que você tenha meia hora disponível no intervalo de duas tarefas diárias. Você opta por tirar um cochilo ou até mesmo assistir um episódio de uma série que nem é a sua favorita, você apenas escolheu deixar a mente vagar por alguns minutos. Isso é uma questão de prioridade, para você, naquele momento, é mais importante relaxar cochilando ou assistindo algo do que abrindo um livro e lendo.
Pense naqueles hábitos rotineiros que poderiam ser substituídos por alguns minutos de leitura e faça as contas de quanto tempo você poderia gastar lendo aquele livro incrível que tá todo mundo falando. No começo pode parecer difícil, mas, com o tempo, ler se torna um hábito e uma prioridade na sua vida. Basicamente um vício.

6. ENCONTRE UM CANTINHO
Ter uma biblioteca em casa é privilégio de poucos, mas não é preciso estar rodeado de livros para apreciar uma boa leitura. Encontre um espaço na sua casa, no trabalho, na universidade, na escola que seja agradável para ler. Um lugar silencioso, bonito, calmo, tranquilo é ótimo para não se distrair e conseguir ler mais.
Seja no sofá da sala, na mesa de almoço do trabalho, no banco da praça, na lanchonete da universidade, encontre um lugar que te permita ler e faça dele um cantinho para a leitura. É importante que ele esteja presente no seu dia a dia para que você possa ler um pouco todo dia e, com isso, ler mais livros e histórias de forma natural e prazerosa.

7. FIQUE DE OLHO NOS LANÇAMENTOS
Essa é uma dica que parece besteira e pode até parecer trabalhosa, mas é valiosa. Uma das desculpas que ouço vindo de quem não lê com frequência é: "não tenho o que ler" ou "não sei o que ler". Posso garantir que o que não falta é livro no mercado, então essas desculpas não são fortes o suficiente, basta saber procurar.
As editoras, em seus próprios sites, fornecem um catálogo completo de todos os seus títulos, selos e lançamentos, esses geralmente ficam em destaque na página. Salve na aba de favoritos duas ou três editoras que você conhece e, periodicamente, entre nos sites para dar uma olhada nos livros novos e suas sinopses. Ficando de olho nos lançamentos você descobre os livros que estão saindo no mercado e é impossível, em meio a tanta oferta, não encontrar sequer um título que interesse. Dessa forma você sempre terá vontade de ler algo novo, terá sempre um livro esperando após o término da sua leitura atual.

8. TENHA SEMPRE UM LIVRO EM MÃOS
Quem me conhece sabe que sempre vou ter um livro na bolsa, independente do lugar que estou indo. Essa parece ser uma dica boba, mas faz uma grande diferença. É o famoso "de grão em grão...". Imagine que você está de bobeira em uma fila. Ao invés de pegar o celular e rolar o feed do instagram, você pega o livro que está na sua bolsa ou na sua mochila e lê meras 5 páginas enquanto espera. Parece pouco? Supondo que você enfrente uma fila por dia e leia sempre essas 5 páginas, ao final do mês você terá lido, no mínimo, 100 páginas e, no fim do ano, 1200, o suficiente para terminar os dois primeiros volumes dos livros de Game of Thrones. Não parece pouco agora, né?

9. ACOMPANHE BLOGS LITERÁRIOS
Blogs podem parecer ultrapassados em um mundo em que o instagram e o twitter reinam, mas eles são caminhos incríveis para conhecer histórias que podem mudar sua vida. Existem blogueiros que falam com os mais diversos nichos do universo literário e que produzem conteúdo justamente para agradar todos os públicos.
Além do amor intrínseco pela literatura, muitos blogs literários têm parcerias com editoras que fornecem os mais diversos livros e lançamentos e fazem sorteios para presentear leitores. Ou seja, acompanhando blogueiros que falam sobre livros você fica por dentro dos gêneros que gosta e até descobre coisas novas que podem se tornar novas preferências. E com tanta concorrência, os blogueiros estão se esforçando cada vez mais para produzir conteúdo, seja ele no instagram, blogger, wordpress, facebook, youtube, podcast etc. Você só tem a ganhar, né? Acompanhando o Nostalgia Cinza, por exemplo, você sempre tem indicação de um livro bem maneiro ;)



Quer ficar por dentro de todos os posts do Nostalgia Cinza? Então assine a newsletter! É só colocar seu email, prometo não encher sua caixa de entrada <3

You May Also Like

9 comments

  1. Oi! Eu não pude deixar de notar, mas como você faz para conciliar com a faculdade? Ou quando você fazia faculdade? Essa é minha maior dificuldade :(
    Beijos
    http://sophiesamiesarfati.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Geralmente leio bastante no intervalo entre as aulas e até durante algumas aulas chatas, confesso ahaha Mas leio em casa antes de dormir todos os dias também.

      Excluir
  2. Adorei as dicas e muitas eu já sigo! Acho que o único que não faço é participar de grupos literários. Mas, de resto, faço todos e o que mais gosto é o de estabelecer metas.

    Quando comecei a ler não estabelecia nenhuma meta. Desde que comecei a mudar isso, decidi que iria ler uns 4 à 6 livros por mês e tem dado super certo! Às vezes até supero essa meta.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo ano estabeleço a meta de 52 livros, o que daria um por semana, no mínimo. Geralmente passo essa meta, mas ainda acho pouco pro tanto que eu gosto de ler. E é tão bom quando a gente se surpreende né? <3

      Excluir
  3. Oie, excelentes dicas, eu sempre carrego um livro pra tudo quanto é lugar.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Eu sinto que ainda não leio o suficiente. Eu gosto muito de ler e todo dia eu busco ler ao menos um capítulo. Estou tentando me desligar um pouco da internet pra ter mais tempo pra ler.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  5. Oi Laura, estava procurando a resenha de um livro que estou interessada e acabei conhecendo o seu blog. Gostei muito do que vi, pois tem um conteúdo interessante e mais maduro do que muitos que vejo por aí. Adoro ler, mas trabalho 12 horas por dia e não consigo ler como deveria, mas sempre leio umas páginas na hora do almoço ou entre um trabalho e outro.
    Gostei das dicas, uma dica é que nunca leio um livro de uma série ou filme que já assisti e vice-e-versa, isso me desmotiva, me deixa frustrada, então opto por um ou outro, porque nunca são iguais, e geralmente eu opto pelo livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Thanks to this source of information that gives great information to many others.


    goldenslot


    goldenslot


    goldenslot

    ResponderExcluir