3 livros para entrar no clima da Copa

by - 11:53


A Copa do Mundo da FIFA Rússia 2018™ finalmente está começando e nada melhor do que relembrar alguns dos momentos mais marcantes da competição com livros incríveis, não é mesmo? O futebol é quase uma religião para milhões de pessoas mundo afora e nessa época é delicioso ver tantas pessoas, tantas nações se unindo em uma das maiores competições esportivas do mundo. Separei 3 livros para entrar no clima da Copa e desse mês de jogos que está chegando. Ah, se você tiver alguma indicação, não deixe de colocar nos comentários! Vamos montar uma lista de indicações bem legais, que tal? ;)

O LIVRO DE OURO DAS COPAS - Lycia Vellozo Ribas
"Quem vê uma Copa do Mundo hoje, com a riqueza de detalhes que temos atualmente, não imagina como seria a cobertura de um Mundial nos remotos anos 30. Afinal, naquela época não existia a TV digital, que só entrou em cena para o Mundial de 2006; nem a rapidez da internet, que apareceu neste cenário apenas a partir de 1998; ninguém dava importância às estatísticas antes de 1990; só em 1974 passou-se a transmitir imagens ao vivo e a cores; ou o replay instantâneo, novidade no Mundial de 1970. Pensando bem, não havia nem a transmissão ao vivo pela TV, que começou em 1954 (e no Brasil só em 1970. Ou sequer a transmissão por rádio, que surgiu em 1938. Assim, o grande objetivo dessa obra é oferecer a mesma riqueza de informações sobre todas as copas, e da forma mais completa possível. São mais de 700 jogos, cada um deles com sua própria história, o que o torna uma obra única. Em 88 anos de histórias, é fácil verificar por que a Copa do Mundo se tornou o maior espetáculo da Terra."


O FUTEBOL EXPLICA O BRASIL: Uma história da maior expressão popular do país - Marcos Guterman
"De esporte de elite a entretenimento das massas, do amadorismo ao profissionalismo, dos salários modestos à globalização-exportação, o uso político do esporte e o uso da política pelo esporte. Quando se estuda futebol no Brasil, não se fala "só" de um jogo, mas da própria história do país, emaranhada com a evolução nas quatro linhas do campo.
O jornalista e historiador Marcos Guterman mostra a trajetória do futebol no país desde sua chegada da Inglaterra, a formação dos primeiros clubes, os craques, os grandes fracassos, as peculiaridades. O livro narra os acontecimentos do último século no Brasil, mas principalmente mostra como política, economia, sociedade e futebol estão muito mais associados do que costumamos imaginar. Assim, o esporte mais popular do mundo, se lido corretamente, consegue explicar o Brasil."

OS 55 MAIORES JOGOS DAS COPAS DO MUNDO - Paulo Vinícius Coelho
"Esta obra reúne 55 jogos do maior evento futebolístico do mundo de acordo com a opinião do autor. Cada jogo contém dados estatísticos e a sua história contada de maneira detalhada. Inclui também comentários sobre os jogos - Copa do Mundo de 2006 - Itália 2 X 0 Alemanha - Itália 1 X 1 França - Argentina 6 X 0 Sérvia - Portugal 1 X 0 Holanda - França 1 X 0 Brasil."








*Para fins de direitos autorais, declaro que as imagens utilizadas neste post não pertencem ao blog. Qualquer problema ou reclamação quanto aos direitos de imagem podem ser feitas diretamente com nosso contato. Atenderemos prontamente. Fonte: mvcougar. 

Quer ficar por dentro de todos os posts do Nostalgia Cinza? Então assine a newsletter! É só colocar seu email, prometo não encher sua caixa de entrada <3 

You May Also Like

0 comments