Resenha: A Segunda Pátria

by - 16:31


            História sempre foi a minha matéria preferida, principalmente quando tinha que estudar as guerras. A Segunda Guerra sempre foi um assunto que me fascinou bastante e ficava muito curiosa a respeito da participação do Brasil no conflito já que era um tanto quanto contraditória. A Segunda Pátria oferece uma visão oposta da realidade e conta histórias que poderiam ser – assustadoramente – reais se o Brasil tivesse entrado na guerra ao lado dos nazistas. 

“Às vésperas da Segunda Guerra Mundial, Getúlio Vargas resolve se tornar um aliado do Terceiro Reich. No cenário alternativo criado por Miguel Sanches Neto, o país se alinha ao Eixo e, como parte do acordo, é estabelecido que os estados do sul, com grande presença de descendentes de alemães, podem pôr em prática os princípios do nazismo, como o racismo, o antissemitismo e a eugenia. Em Blumenau, à medida que a saudação Heil Hitler se torna corriqueira, o engenheiro Adolpho Ventura convive atônito com o progressivo cerceamento de sua liberdade. Seu crime é ser negro e pai de uma criança mestiça. Na mesma cidade, desenrola-se a trajetória de Hertha, jovem sedutora que encarna todos os predicados da superioridade ariana. A ela é confiada uma misteriosa missão. Com violência e sensualidade, o autor revela uma paixão proibida, enquanto subverte os fatos para criar um Brasil que não está nos livros de história mas nem por isso deixa de ser assustadoramente plausível.”

            Durante a Segunda Guerra, o Brasil se apresentou de forma neutra, não se envolvendo diretamente nem com o Eixo nem com os Aliados. Mas ao mesmo tempo em que o país concedia empréstimos aos Estados Unidos, não era nenhum segredo que Vargas tinha certa “afinidade” com os ideais totalitários do nazi-fascismo. Mussolini chegou a enviar uma carta parabenizando Vargas pelo décimo aniversário de sua chegada ao poder. Entretanto, por conta de negociações com os americanos e alguns supostos ataques alemães a navios brasileiros, o Brasil entrou na guerra ao lado dos Aliados. O que poderia ter acontecido se o contrário tivesse acontecido? E se o Brasil tivesse decidido apoiar o Eixo?
A Segunda Pátria começa contando a história de Adolpho Ventura, um negro que se sente tão alemão quanto um ariano puríssimo. É fluente na língua, leitor voraz e fiel à saudação Heil Hitler. Sempre se dedicou às tradições germânicas e de repente se vê como alvo de ódio, injustiça e perseguição por aqueles que sempre admirou e considerou como iguais. Sua vida é virada de cabeça para baixo e é visto com desprezo em seu próprio país.
            Herta é “a mais bela alemã do Brasil”, jovem, sedutora e possui tudo os atributos esperados de uma ariana perfeita. Nunca escondeu sua sensualidade, faz até questão de mostrar seus dons. É justamente a sua maneira de encantar todos ao seu redor que lhe é confiada uma missão que mudará sua vida inteira.
            Miguel Sanches Neto conta a história de um Brasil simpático ao nazismo e perseguidor de uma maioria negra e mestiça. É incrível como a sua maneira de descrever os fatos com personagens históricos capta o leitor ao ponto de se questionar se aquilo poderia ter acontecido mesmo ou não. A leitura possui características de narrativas históricas e é exatamente esse caráter plausível que prende na leitura. 


            A violência é recorrente, em nenhum momento o autor tenta amaciar a história. O leitor é tirado de sua zona de conforto ao perceber como um país considerado acolhedor de todos os povos e culturas pode se voltar contra os seus. Não somos presenteados com um romance de época ou algo tranquilizador, A Segunda Pátria não é nada como um conto de fadas.
            O Brasil, apesar de estar sempre de braços abertos para outas nações, é bastante preconceituoso. Em A Segunda Pátria isso é somado à admiração de Getúlio pelos ideais germânicos e da pré-disposição de se submeter a uma “raça superior”.
            A participação de figuras históricas conhecidas descritas por Miguel Sanches é surpreendente. Sua descrição de Getúlio Vargas e Gregório Fortunato me fez parar por um momento e imaginar se aquilo que eu estava lendo não podia mesmo ser real. O que mais me impressionou no livro foi justamente isso, a capacidade do autor de contar histórias absolutamente plausíveis de terem acontecido se a participação do Brasil na Segunda Guerra tivesse sido diferente. A única figura histórica que me decepcionou um pouco foi Hitler, gostaria de ter lido uma visão um pouco diferente.
            Adorei ler algo de um escritor brasileiro de forma tão nova e bem feita, acho sempre válido incentivar a leitura de exemplares nacionais. A Segunda Pátria é essencial para quem ama história e vive perguntando “e se?” pra tudo. É uma leitura que tira o leitor da zona de conforto, coloca em cheque a lealdade a uma pátria e sentimentos profundos. É uma ficção inteligente, bem estruturada e diferente.

A Segunda Pátria foi escrito por Miguel Sanches Neto e publicado pela editora Intrínseca.

            Classificação: 4/5 estrelas.


“Neste exato momento o Führer faz um longo discurso no Centro da cidade, que nós transmitimos aos ouvintes da Rádio Porto-Alegrense: ‘(...) este é um grande país, e um destino de glória o aguarda. Mas para isso é preciso fazer acordar as forças das raças puras, evitar a mistura de sangue. Há aqui um grande perigo: parte da população está ficando cada vez mais escurecida. E vocês que estão na região mais ariana do país, vocês têm um papel importante. Os judeus, esses nossos inimigos hereditários, querem que o Brasil seja nego, porque os judeus agem sorrateiramente para nos destruir. É preciso que o Brasil resista. É preciso que o Brasil seja dos brancos e não dos inferiores. A contaminação racial é um crime, um crime cometido contra o futuro. E não há nada com o qual tenhamos mais responsabilidade do que com o futuro. Todos dizem que o Sul do Brasil é também uma área europeia. Vocês querem ser iguais à Africa ou querem continuar ligados à Alemanha? Não se deixem estragar. Não tenham piedade de quem quer nos corromper. Esta parte do país nasceu para ser grande, nasceu para ser branca...

Gostou da resenha? Já leu o livro ou ficou com vontade de ler? Não deixe de comentar!



You May Also Like

11 comments

  1. O assunto que me levou a paixão pela história foi justamente a segunda guerra. Pesquisei muito sobre e teve um tempo que eu estava ficando obcecada por isso, não conseguia acreditar que as pessoas tinham conseguido ser tão desumanos com seus semelhantes. Sempre imaginei o que aconteceria se Vargas tivesse resolvido entrar do lado do Terceiro Reich, e quando li sua resenha imediatamente me interessei, mesmo sabendo que também houve perseguições aos negros, judeus e homossexuais aqui no Brasil na época e diversas associações nazistas, seriam interessante ver isso como um todo e é isso que esse livro proporcionaria. Já quero.
    Beijo.

    www.compartilhando-historias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então você vai adorar esse livro! A Segunda Guerra sempre foi meu assunto preferido e quando li a sinopse de A Segunda Pátria sabia que precisava ler o livro. Garanto que se você se interessa pelo assunto, vai gostar da leitura. Quando ler não esquece de voltar aqui e me contar o que achou, ok? Obrigada por comentar <3

      Excluir
  2. Isso tudo nos faz pensar. Que nada é tão passado quando pensamos.
    Tanta crueldade, e para mim ainda é um assunto muito delicado.
    Não consigo entender tamanha monstruosidade.
    Sexo, Fraldas e Rock'n Roll

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você! E o livro toca em assuntos da nossa própria nação, do nosso Brasil, o que de alguma forma nos choca ainda mais. Obrigada por comentar <3

      Excluir
  3. Não li o livro ainda, mas como apaixonada por história vou ler com certeza. Amei sua resenha.
    Bjs
    http://nostalgiacinza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lê mesmo e não esquece de me contar o que achou, ok?

      Excluir
  4. Sou apaixonada por História, principalmente Segunda Guerra e seus afins. Tô sempre lendo um artigo sobre nazismo ou sobre a antiga URSS. Tenho até vários livros sobre o assunto e esse me intrigou, pois nunca o vi à venda.
    Juro que me interessei bastante, ainda mais por ser de um autor Brasileiro.
    Obrigada pela resenha. Teu blog é lindo ♥
    http://omurodemerlin.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, acho que então você vai amar! Se decidir comprar e ler, não deixa de voltar aqui e me contar o que achou, beleza? Tomara que você ame! E muito obrigada pelo comentário <3

      Excluir
  5. Estava para comprar esse livro, mas com medo de não ser algo que me interessasse, lendo seu resumo vejo que com certeza comprareiz me ajudou muito, obrigado! 😍

    ResponderExcluir
  6. Estava para comprar esse livro, mas com medo de não ser algo que me interessasse, lendo seu resumo vejo que com certeza comprareiz me ajudou muito, obrigado! 😍

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu sou loooouca por esse livro! Desde que o descobri não sosseguei até conseguir lê-lo. E depois de ler então, fico tentando fazer todos lerem de tão incrível que é. O autor nos tira da zona de conforto de uma forma que marca a gente, eu acho impossível de esquecer!

    BeiJU!!!
    Paixão de Leitora | Fanpage

    ResponderExcluir