Resenha (sem spoilers): Homem-Formiga

by - 20:13


            Ao contrário do que acontece com os outros filmes da Marvel, não fui com muita expectativa para a sala do cinema. Sabia que o filme não seria ruim, mas não esperava gostar tanto. A Marvel mostrou que pode continuar usando personagens não tão populares sem perder a linha.

“Dr. Hank Pym (Michael Douglas), o inventor da fórmula/ traje que permite o encolhimento, anos depois da descoberta, precisa impedir que seu ex-pupilo Darren Cross (Corey Stoll), consiga replicar o feito e vender a tecnologia para uma organização do mal. Depois de sair da cadeia, o trambiqueiro Scott Lang (Paul Rudd) está disposto a reconquistar o respeito da ex-mulher, Maggie (Judy Greer) e, principalmente, da filha. Com dificuldades de arrumar um emprego honesto, ele aceita praticar um último golpe. O que ele não sabia era que tudo não passava de um plano do Dr. Pym que, depois de anos observando o hábil ladrão, o escolhe para vestir o traje do Homem-Formiga.”

            Homem-Formiga já vem sendo muito bem avaliado pela crítica e dá para entender o porquê. Não é um herói desconhecido nas mesmas proporções que os Guardiões da Galáxia eram até pouco tempo atrás, mas está longe de ser uma referência. Mesmo com tantos outros heróis mais “cinematográficos” a Marvel Studios soube aproveitar bem um herói atípico.
            As atuações de Paul Rudd (o querido Mike de FRIENDS) e de Corey Stoll não deixam a desejar. Nunca havia visto Paul em um papel parecido e não me decepcionei nem um pouco. Corey faz o perfeito vilão, com caras e bocas certeiras. Michael Douglas dispensa comentários, né?
            O desenvolvimento dos personagens não é dos melhores, a personagem de Evangeline Lilly fica quase largada no enredo, poderia facilmente ser descartada. Entretanto, Scott Lang é um personagem interessante e um tanto quanto diferente dos outros heróis. Não sofre reviravoltas de consciência ou tem epifanias, é um protagonista constante durante todo o filme com uma personalidade bem trabalhada. Scott é inteligente (embora nada comparado a Stark ou Banner) o que torna o filme mais interessante, principalmente no começo e nas cenas de ação. É divertido ver como ele não “nasceu” um herói, precisou crescer nesse aspecto.
            O roteiro não é revolucionário ou inacreditável, mas também não é tão previsível. Existem, sim, algumas reviravoltas inesperadas no enredo. Além disso, os diálogos não são muito clichês e as piadas, na grande maioria, surgiram em momentos apropriados. A narrativa se encaixa perfeitamente na própria história e no contexto do Universo atual, não falha em nada nesse aspecto.
            O filme é cheio de referências sobre o universo Marvel. A história se passa na mesma cronologia dos atuais filmes dos estúdios e deixa isso muito claro – o que não acontece em Guardiões. São inúmeras as referências a personagens dos outros filmes, acontecimentos marcantes e até mesmo uma participação surpresa de uma pessoa. Personagens têm ligações com algum dos Vingadores ou com a S.H.I.E.L.D. É uma forma de mostrar que existem grandes histórias além dos famosos heróis. O filme termina de forma fantástica a fase 2 do universo Marvel e prepara o terreno para o que está por vir. Não poderiam ter escolhido uma narrativa melhor.
            Como é de se esperar, a narrativa segue o padrão humorístico dos filmes de herói da Marvel. Ao contrário de Guardiões da Galáxia que não se leva a sério e deixa isso claro ao abusar das piadas sobre os protagonistas, Homem-Formiga tem diálogos cômicos nas horas certas. O filme começa mais sério, o número de piadas aumenta gradativamente e só no final parece um pouco forçado. Alguns coadjuvantes roubaram a cena, como no caso dos amigos de Scott que ajudam o protagonista a realizar seus furtos. Luis, interpretado por Michael Peña, é hilário e os outros dois comparsas não ficam para trás. O filme não se baseia no humor, mas faz bom uso do mesmo. É, na minha opinião, um dos filmes mais engraçados da Marvel mesmo não sendo feito com esse propósito.   
            As cenas de ação foram muito bem trabalhadas, não são exageradas como em Vingadores – Era de Ultron que quase banaliza os confrontos. Os efeitos especiais também são dignos de serem comentados. É fantástico ver em detalhes as formigas, os minúsculos ambientes e até mesmo uma gota d’água. Além disso, as cenas sobre partículas subatômicas foram algumas das minhas favoritas, ficaram fenomenais. Stan Lee, como sempre, aparece rapidamente no filme com suas participações sempre cômicas e muito comemoradas pelos fãs.
            Nem é preciso dizer, mas não custa reforçar; todo fã da Marvel sabe que não se levanta da cadeira até o fim dos créditos. Homem-Formiga, para a felicidade dos fãs, tem duas cenas pós-créditos. A primeira é para entusiasmar quem gostou do filme e a segunda é para enlouquecer os fãs.
            Já suspeitava que Homem-Formiga se levaria mais a sério, mas tinha receio de que tentasse copiar o sucesso do cômico Guardiões da Galáxia e falhasse. A Marvel provou que sabe escolher seus heróis para o cinema e não decepciona os fãs tão facilmente. O filme não se compara a algumas narrativas solo dos grandes Vingadores, mas nem por isso deixa de ser um ótimo filme. Não me decepcionei com nada e mal posso esperar para ver o que está por vir. Com toda certeza vale uma ida aos cinemas, é um filme de herói muito bom.

Classificação: 4/5 estrelas.  



Sugestões de outras críticas: Marvel 616 e AdoroCinema.

E aí? Gostou da resenha? Já viu ou ficou com vontade de ver o filme? Não deixe de me contar aqui nos comentários ;) 

You May Also Like

27 comments

  1. Oiee
    Obrigadaa pela resenha *o* Estou esperando entrar de férias cem por cento antes de correr para o cinema, mas estou louca para assistir. Tenho um problema com filmes de super herois, sci fi e universos fantásticos, pois sou viciada em estreias e não gosto de perder uma. Perdi a do Homem Formiga e estou louca para ver.
    Curti saber que não peca muito nas cenas de ação e sobre as piadinha, se não forçar não é Marvel neh? kkk Mas, realmente , Vingadores - A Era Ultron foi de chorar, as piadas foram péssimas, por fim adorei a críticaaaa
    Beijinhos Screepeer
    http://screepeer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho um combinado com um amigo que só podemos assistir aos filmes da Marvel, DC e Fox juntos e sempre nas pré-estreias ou estreias. Então um puxa o outro e a gente nunca perde, já deixei de viajar pra não descumprir o acordo KKKKK
      Não achei as piadas ruins, só que realmente exageraram bastante. Achei tudo bem equilibrado até em Homem-Formiga.
      Muito obrigada pela visita e pelo comentário, espero que adore o filme também <3

      Excluir
  2. Confesso que não fiquei muito entusiasmada com a saída deste filme. Talvez por nunca ter dado muita importância a este herói mas tenho a certeza que vou ver! :)

    Isa,
    http://isamirtilo.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. É muito bom saber a sua opinião sobre o filme, ainda mais que eu estou combinado de assistir ele com os meus amigos. Vou fazer questão de mostrar a sua resenha pra eles, quem sabe assim eles animam de ir ao cinema.

    Bjs e sucesso com o blog!
    http://escritorawhovian.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mostra sim! Mas me conta o que vocês acharam depois, ok? Espero que adorei o filme!

      Excluir
  4. O dia que fui ao cinema vi que o filme estava em cartaz, chamou um pouco minha atenção. Eu até tinha pensando chegar em casa e procurar mais sobre o filme, e acabei esquecendo, esse seu post caiu do seu, estou pensando em assistir o final de semana, pela classificação que você deu parece ser muito bom.
    Beijos,
    www.dosedeilusao.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei bastante, se você gosta desse tipo de filmes com toda certeza vai gostar. As críticas dos fãs estão ótimas, todo mundo está adorando, então a chance de você não gostar é bem pequena ahaha Que bom que o post veio na hora certa, fico feliz <3

      Excluir
  5. Olá ...
    Há pouco tempo havia visto o trailler desse filme e me interesseei muito em assistir . Após sua resenha me interessei ainda mais .

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz! Não deixa de me contar o que achou depois, pode ser?

      Excluir
  6. Você já viuuuu? Como assiiiiiiiiiiiiiiiiim!!! Estou super curiosaaa hahahah

    Beijos, Love is Colorful

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmmm KKKKK Sempre vejo os filmes da Marvel, DC e Fox na pré-estreia porque não aguento esperar de tanta ansiedade. E olha que bom, a resenha sai antes da maioria ;)

      Excluir
  7. Tô muito afim de assistir esse filme, vi o trailer e fiquei animada haha só acho extremamente engraçado quando ele fala "Homem Formiga" hahah :B
    adorei o blog, também adoro escrever, porém morro de vergonha, tô tentando superar isso e escrever mais e mais kkk estava lendo seu post sobre a resenha do O segredo do meu marido, está na minha lista de próximas leituras, mal posso esperar para ler <3<3<3 ouvir falar tão bem dele D:
    enfim, sucesso! ^-^ se puder dar uma passada no meu, tem um post novo! o/ adoraria que você pudesse ler - e se quiser - e comentar ;-)
    beijinho, Lê.

    osbeneficiosdebebercafé.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho meio engraçado, fica parecendo menosprezo né? KKKKKK
      Esse livro é muito bom, um acerto gigantesco da Intrínseca, recomendo demais! Se decidir ler, não deixa de voltar aqui e me contar o que achou, combinado? É sempre bom trocar experiências e comentários sobre leituras.
      Obrigada pela visita e pelo comentário, vou dar uma passadinha lá no seu blog com certeza!

      Excluir
  8. Por mais que eu não seja fã de Marvel e super heróis, fiquei bem curiosa pra assistir o filme! Tô precisando mesmo dar uma passadinha no cinema, hahaha. Adorei a resenha <3

    Beijos,
    http://daniperere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que até quem não é fã vai gostar do filme, é bem dirigido e o roteiro também é muito bom. Me conta o que achou depois? Vai ser interessante saber a opinião de quem não é fã desse gênero.

      Excluir
  9. Quando eu vi o trailer no cinema eu pensei: estão fazendo tantos filmes de heróis que agora até inventaram um novo. Eu não conhecia esse super herói formiga rs E achei legal eles fazerem um filme de um herói não convencional. E não pude deixar de ficar impressionada com o quanto você escreve bem e sua resenha ficou incrível, parabéns!
    E quero agradecer por você ter dado as dicas dos sites para comprar bonecos funkos, gostei tanto que coloquei no meu post e te dei os créditos lá. Obrigada, flor ^^

    estilolia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? KKKKK Nos quadrinhos ele é um dos primeiros Avengers, acredita? Acho muito legal terem explorado o Homem-Formiga mesmo com tantos outros heróis mais "cinematográficos", entende? Concordo com você.
      Nossa, muito obrigada. Significa muito pra mim ler isso, de verdade <3
      Sério? Que bacana, muito obrigada! Fico feliz que tenha gostado, são sites realmente bons. Vou lá conferir de novo, obrigada!!

      Excluir
  10. Eu tô curiosa pra ver esse filme, confesso que quando vi as divulgações achei que seria bem nada a ver porque olha o nome dele né, hahah, mas muita gente ta falando que vai ser ótimo então acho que vu dar uma chance ^^
    Beijão!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! O nome parece depreciativo, concordo KKKK Por isso mesmo achei ótima a ideia de explorar esse herói, no filme não ficou nada ridículo, eles levaram o Homem-Formiga bem a sério. Achei que iria explorar um lado mais engraçado do herói, ridicularizando o cara, mas foi justamente o contrário. Gostei muito desse "detalhe". Dá uma chance sim, não custa nada. O pior que pode acontecer é você não curtir, mas pelo menos vai ter assistido, né?
      Obrigada pela visita e pelo comentário, seu blog é um dos meus favoritos <3

      Excluir
  11. Deu spoiler sim, agora vou ficar até o fim dos créditos pra ver essas duas cenas extras que tem HAHAHA!
    Apesar de não gostar muito de filmes assim adorei a resenha :)
    Beijos,
    #fiquerosa

    Fique Rosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisava falar né, vai que alguém não sabe KKKKK Muito obrigada :)

      Excluir
  12. Ótima resenha!
    Estou louca para assistir e sempre espero as cenas pós-créditos da Marvel... são as melhores!

    SUA ESTANTE
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  13. Laura, sou fã!
    Assisto tudo que a Marvel (e a DC também, sem preconceito rsrsr) faz, sou apaixonada pelos quadrinhos, fiquei horas na fila pra ver Vingadores...
    E quero muito ir ver este, falta só descolar um tempo...
    beijossss

    ResponderExcluir
  14. Oi, Laura. Nova seguidora aqui do seu blog. Assisti o filme e me apaixonei. Fui com meu namorado assistir CIDADES DE PAPEL, mas ele insistiu para assistirmos O Homem Formiga e eu aceitei, achando que ia ser um saco, mas pelo contrário: é incrível.

    visitem meu blog: http://tgambim.blogspot.com

    ResponderExcluir