Crítica (Sem Spoilers): Doutor estranho

by - 09:15


Doutor estranho foi o filme de herói mais esperado para o segundo semestre de 2016. Com um enredo completamente diferente do que os espectadores estão acostumados em ver nas telonas, doutor estranho encanta com efeitos especiais sensacionais e um novo gancho para o universo marvel.

“Stephen Strange (Benedict Cumberbatch) leva uma vida bem sucedida como neurocirurgião. Sua vida muda completamente quando sofre um acidente de carro e fica com as mãos debilitadas. Devido a falhas da medicina tradicional, ele parte para um lugar inesperado em busca de cura e esperança, um misterioso enclave chamado Kamar-Taj, localizado em Katmandu. Lá descobre que o local não é apenas um centro medicinal, mas também a linha de frente contra forças malignas místicas que desejam destruir nossa realidade. Ele passa a treinar e adquire poderes mágicos, mas precisa decidir se vai voltar para sua vida comum ou defender o mundo.”

Stephen Strange sempre foi um personagem que me despertou curiosidade apesar de não ter acompanhado sua trajetória nos quadrinhos. Assim como Guardiões da Galáxia e Homem-Formiga, Doutor Estranho chega aos cinemas com o desafio de encantar os espectadores com uma história nova e uma produção nunca antes vista nos filmes da Marvel.
O filme já começa de forma intensa, não tem enrolação. Os personagens são apresentados sem mais delongas e a jornada do herói começa rapidamente. A atuação de Benedict Cumberbatch não me decepcionou nem um pouco, visualmente ele está parecidíssimo com o Stephen Strange dos quadrinhos e nas telonas ele convence bem. As atuações de Tilda Swinton e de Mads Mikkelsen também são pontos altos do filme.
Algo que não pode passar batido e é, sem sombra de dúvidas, o ponto alto do filme são os efeitos especiais. A princípio eles causam certo estranhamento por serem muito trabalhados, cheios de detalhes e intensos, mas, após o susto inicial, eles se tornam momentos para se ansiar ao longo do filme. Se Homem-Formiga surpreendeu com os efeitos especiais voltados para o nível molecular do universo, Doutor Estranho se volta para a imensidão de possibilidades da vida.
Os efeitos especiais trabalham as dimensões e as distorções da realidade. Logo de cara já somos surpreendidos com uma perseguição que brinca com os moldes de prédios, ruas, avenidas; literalmente. São tantos detalhes para se atentar que fazem o filme ficar emocionante durante todo o tempo, é impossível desgrudar os olhos da telona. Seja pelos efeitos voltados para a distorção da realidade quanto para o movimento das mãos ao manipular a magia. Foi um dos raros filmes em que o 3D não me incomodou nem um pouco, faz valer a pena os óculos.
Doutor estranho não é um filme com a mesma pegada de humor de Guardiões da Galáxia ou Homem-Formiga, é um filme mais sério, com dilemas mais adultos e existenciais. Apesar disso, não deixa de ter aquele toque de humor típico da Marvel. Li e assisti muitos comentários criticando a forma como as piadas foram "jogadas" na narrativa. Entretanto, com exceção de uma ou outra, acho que todas as piadas caíram bem para quebrar o clima e divertir o público. As várias e altas risadas na sala do cinema comprovam que essa tática funciona nos filmes da Marvel.
Algo diferente e surpreendente ao longo do filme são as reflexões a respeito da mortalidade, da morte em si. Dos filmes da Marvel é o mais profundo nesse sentido. São reflexões, principalmente por parte da Anciã, muito belas e pontuais sobre a existência humana, corpo e alma, o tempo como um todo. Não esperava que essas questões fossem ser trabalhadas no filme e o roteiro me ganhou com isso.
Doutor Estranho me agradou, mas não surpreendeu muito. Já esperava que o filme fosse o que é, que seria bom na medida em que é e isso não é algo negativo. Já fui para a sala de cinema esperando encontrar a fórmula Marvel e ela é entregue. Com uma produção impecável e efeitos especiais dignos de Oscar que tornam o filme o mais alternativo e diferente de todos, mas a fórmula é a mesma.
É um filme redondinho, não é um fan service, quem não conhece muito da história de Doutor Estranho consegue entender perfeitamente todo o filme. Até mesmo quem não assiste a muitos filmes de quadrinhos consegue assistir sem problema algum. Mesmo que o filme faça uma referência mínima aos Vingadores e esteja inserido no mesmo universo, não está irreversivelmente ligado a um enredo trabalhado anteriormente. Doutor Estranho vale, e muito, a ida aos cinemas. E, como sempre, as duas cenas extras são a cereja do bolo em um filme divertido, reflexivo e psicodélico.


    País: EUA
    Classificação: 12 anos
    Estreia: 3 de Novembro de 2016
    Duração: 134 min.
    Direção: Scott Derrickson, Scott Derrickson
    Roteiro: C. Robert Cargill, Jon Spaihts, Jon Spaihts, Joshua Oppenheimer, Joshua Oppenheimer, Scott Derrickson, Thomas Dean Donnelly, Thomas Dean Donnelly
    Elenco: Benedict Cumberbatch, Tilda Swinton, Chiwetel Ejiofor, Rachel McAdams, Mads Mikkelsen, Amy Landecker, Scott Adkins




*Para fins de direitos autorais, declaro que as imagens utilizadas neste post não pertencem ao blog. Qualquer problema ou reclamação quanto aos direitos de imagem podem ser feitas diretamente com nosso contato. Atenderemos prontamente. Fonte: Screenrant.

Ficou com vontade de assistir o filme ou gostou da crítica? Então corre para os cinemas e não se esqueça de me contar o que achou. Já assistiu o filme? Não deixe de compartilhar a sua opinião aqui em baixo!

You May Also Like

39 comments

  1. Quando vi que iria sair o filme fiquei doida para assistir e depois dessa sua resenha maravilhosa... Cá estou morrendo de curiosidades para ir.

    Beijos
    Karolini
    http://womenrocker.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura? Que bom! Não esquece de voltar aqui e me contar o que achou depois, vou adorar saber <3

      Excluir
  2. oie eu particularment não gosto de super heróis e quadrinhos, por isso esses filmes não me atraem, mas gostei de saber que os efeitos são o ponto alto do filme, é sempre bom ter acesso a uma obra bem produzida, né, e achei interessante essa presença de reflexões mais sérias como a morte, não deixando de existir o humor para contrabalancear.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tamara! É muito legal ler um comentário de alguém que não é muito fã desse gênero, mas que mesmo assim sabe enxergar os lados positivos desse tipo de produção. Obrigada pelo comentário e por sua opinião, espero que volte mais vezes <3

      Excluir
  3. Olha
    Assisti esse filme essa semana e fiquei encantada pelo trabalho realizado. Sou suspeita em falar porque amo filmes dessa ambientação e especialmente nesse filme porque adoro o ator Benedict Cumberbatch. Sou muito fã mesmo e acho que foi uma atuação maravilhosa. Já quero ver de novo!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredita que eu não acompanhava o trabalho do Benedict Cumberbatch? Sempre ouvi falar muito bem dele, dos papéis que ele interpretou, mas nunca tive a chance de acompanhar mesmo. Achei que ele ficou muito bom nesse filme, de verdade. Também super assistiria de novo ahaha Obrigada pelo comentário <3

      Excluir
  4. Olá,
    Adorei sua critica, principalmente por não conter spoilers, eu pretendo ver em breve e fico feliz de saber que esta bem produzido e caprichado nos efeitos.
    A Marvel normalmente não decepciona, só é ruim que não surpreende.
    Beijos
    www.estilogisele.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste do filme, não deixa de voltar aqui e me contar o que achou, pode ser? <3

      Excluir
  5. Oie...
    Há alguns anos atrás eu era completamente obcecada por livros de super heróis, porém, com o passar do tempo (confesso) que fui ficando bastante careta e hoje em dia só assisto comédias românticas... Ok, pode rir! kkkk... Mas, enfim, esse não é o tipo de filme que assistiria no momento. Mas, é claro, não serei indiferente ao ponto de não mencionar que fiquei impressionada com a qualidade dos efeitos especiais, pois, é sempre bom ter obras bem feitas.
    Parabéns pela matéria!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vou rir, gosto é gosto kkkkkk Mas filmes de super heróis são tão legais D: Mesmo assim, obrigada pelo comentário, é sempre bom ouvir a opinião de outras pessoas com gostos diferentes <3

      Excluir
  6. Doutor Estranho é o filme que menos estou empolgada para ver. Eu gosto desse filme ter uma pegada mais séria, já esperava isso. Sei que os efeitos são fantásticos, mas não tenho grandes expectativas quanto a história, ainda sim eu vou no cinema assistir.
    Adorei sua crítica e obrigada por não ter spoilers hahaha
    Beijos,
    Nay

    http://travelingbetweenpages.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio, espero que goste do filme e volte aqui pra me contar o que achou <3

      Excluir
  7. Minha grande dúvida para com o filme, você solucionou no ultimo paragrafo da sua resenha: consigo entender, mesmo sem conhecer a história do Dr. Estranho. Meu filho está mega animado para assistir e acho que veremos no próximo feriado.
    Acho que vou gostar também.
    http://nostalgiacinza.blogspot.com.br/2016/11/critica-sem-spoilers-doutor-estranho.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá pra entender sim, tranquilo! É um filme bem mastigado para o espectador, tenho certeza que vão gostar <3

      Excluir
  8. Vi o trailer desse filme e gostei demais do que vi em pouco tempo. Gostei de saber que ele não tem enrolação e tem uns efeitos bacanas. Amei e quero ver em breve. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja o filme sim, é bem interessante! Me conta o que achou depois <3

      Excluir
  9. Oi Laura, tudo bem?
    Adorei ler suas impressões sobre o filme! Creio que quando se trata da Marvel, ela sempre arrasa e nunca erra em agradar seu público-alvo. Gostei de saber que o enredo dessa história é diferente do que estamos acostumados e já imaginava que o humor estaria presente novamente, de fato, é uma tática que nunca falha. Achei bacana saber que a pegada do filme é mais séria e que ele é recheado de reflexões. Com certeza irei assisti-lo em breve!

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo sim, Amanda, e com você? Assiste sim! Espero que goste do filme, é bem legal e se você gosta dos filmes da Marvel, vai adorar Doutor Estranho!

      Excluir
  10. Oi Laura,

    Vi esse filme ontem e gostei bastante. Confesso que não conhecia o personagem antes do filme, mas ele me conquistou totalmente. Achei o filme bem escrito e com reflexões inteligentes sobre o tempo e a morte. Os efeitos especiais estão incríveis e esse valeu pagar mais caro por ser 3D.

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, também achei o filme tão legal, tão divertido! <3

      Excluir
  11. Eu nunca tinha ouvido falar, para ser sincera vi alguma coisa no facebook ontem mas não prestei atenção. Olha, não é um tipo de filme que eu costumo ver mas até que fiquei curiosa, acho que posso gostar sim mas fiquei com receio, sei lá, espero que eu goste. Achei bacana saber sua opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que mesmo não sendo seu estilo de filme, você leu a crítica e se interessou um pouco <3

      Excluir
  12. Olá, Laura

    Eu não entendo nada de HQ, então, quando trata-se de adaptações de quadrinhos, eu só vou assistir pelo espetáculo. Só que eu nunca na minha vida eu tinha ouvido falar do Doutor Estranho, descobri a existência dele somente quando o trailer saiu. Então não é um filme que desperte a minha vontade, até pq ele tem esses lances meio A Origem/Matrix, e eu não curto. Sua análise está muito boa, parabéns.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem? Antes de sair o filme eu nunca tinha ouvido falar do doutor estrabho mas é porque não sou muito ligada em quadrinhos. Mas amo muito filmes de super heróis e pretendo conferir esse nas telinhas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá
    Meu Deus, estou me sentindo um Et, sério eu não sabia desse filme nem mesmo do personagem.O Homem Formiga eu ja tinha visto o trailer, mas a premissa desse filme parece ser bem legal, eu acho muito bacana quando abusam do efeitos, porém tem que ser aqueles bem feitos por que tem uns que deixam muito a desejar.Acho que não sabia a respeito desse filme por que não sou chegada em quadrinhos.A capa do filme é muito linda. Quem sabe um dia eu não assisto.Adorei vêsi opinião sobre o filme.Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Tenho gostado bastante do universo da Marvel, mas ultimamente não tenho acompanhado muito. Já tinha ouvido falar sobre o filme, mas sua crítica foi a primeira que li. Gostei de saber sobre a questão de reflexão que traz e isso me deixou mais cativada. Espero ver logo!
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi Lau!

    Eu ainda não vi o filme, mas assim como você, vou esperando a fórmula marvel de ser. Sei que será um filme divertido e bom, até mesmo pelos atores, mas não vou esperando uma revolução. Quero me divertir vendo e acredito que será assim. Gostei muito das suas considerações, haha. Quando assistir te digo o que achei!

    beijos =) <3

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Confesso que não conhecia esse filme, mas achei a história bem interessante e gostei de saber que os efeitos especiais estão bem elaborados. Se tiver oportunidade com certeza irei ver o filme.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  18. Oiee ^^
    Tenho visto bastante coisa a respeito desse filme ultimamente, mas, antes disso, não conhecia a história, e nem mesmo os quadrinhos. Acho que o assistiria se tivesse a oportunidade, mas não é um filme que eu almejo muito ver. Aah, é muito bom quando os efeitos especiais são bons, né?
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
  19. Nunca tinha ouvido esse nome, Stephen Strange. De Marvel só sei o básico do básico, e pra falar a verdade nem tinha ouvido falar do filme, estou um tanto quanto desatualizada... Rs... Mas gostei da proposta, e fiquei curiosíssima para conferir os efeitos especiais. Já que você disse que mesmo quem não conhece muito da história do personagem consegue entender, acho que vou assistir, espero que quem não conhece nada da história consiga entender também... Rs...

    ResponderExcluir
  20. Olá"
    Não sou muito ligada em filmes, tanto que quase não vou no cinema.
    Gostei muito da premissa desse livro, achei muito legal ele ter uma pegada mais adulta. É bom saber que ele te agradou mas é uma pena que não tenha surpreendido, eu prefiro me surpreender em algumas obras.
    Vou deixar a dica passar, pois, mesmo gostando, acho que esse filme não é pra mim rs.
    beijos

    ResponderExcluir
  21. Acredita que ainda não fui ver esse filme? Também não. To me martirizando até agora por causa disso.
    Gostei bastante da sua crítica, principalmente pelo fato de saber que as minhas expectativas, por serem parecidas com a sua, serão correspondidas.
    É bom saber que esse filme te agradou e espero que o mesmo aconteça comigo.
    Bjs, Mila

    http://a-viagem-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Ainda não fui assistir mas adoro esse ator. O último que assisti foi a adaptação de um livro, a luz entre oceanos,. lindo.
    http://livrosagogo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Eu assisti na pré-estreia e amei cada pedacinho. Até o dia que fiquei sabendo do filme, só tinha lido um quadrinho dele, depois disso fui conhecer um pouco mais da história e gostei bastante, então as minhas expectativas estavam altíssimas pra isso, e fui surpreendida. Que filme fantástico, acho que um dos melhores da franquia, amei cada detalhe. Estou até pensando em ir ver novamente.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  24. Marvel tem um pedacinho do meu coração e acho que Doutor estranho definitivamente merece um Oscar, seja pela Capa dele que é a melhor coisa do filme todo hahaha os efeitos, trilha sonora, tudo! É muito bom ler uma resenha tão esclarecedora e que não solta nenhum spoiler, voce fez isso com maestria!

    ResponderExcluir
  25. Olá,

    Interessante ler essa crítica, já que estou ansiosa por esse filme. Gostei de saber que o ritmo do longa corre bem e que os efeitos visuais são bem trabalhados, mesmo que cause um certo estranhamento. Adoro tudo que é da Marvel, então o coração já estava a mil, com essa sua resenha estou quase surtando aqui, já que tenho um carinho especial pelo Doutor Estranho também. Adorei o post e achei um máximo não conter spoilers, realmente instigou mais ainda a assistir o filme.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  26. Oi
    Gostei muito da sua análise do filme. Vi o trailer e até achei interessante, mas não demais entende? Mas filmes com um bom ritmo e bons efeitos visuais sempre valem a pena ser vistos. Sem falar que a Marvel sempre arrasa.
    No cinema certamente não vou ver, mas quem sabe quando chegar à Netflix ou TV a cabo?
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  27. Oie
    Tudo bem?
    Então eu ainda não vi o filme como eu moro no interior demora um poucoo pra chegar mais semana que vem ele chega e estou mais do que ansiosa arrisco dizer que esse vai ser o melhor filme da Marvel.
    Adorei saber das suas impressões espero gostar tanto quanto você.
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  28. Oi, tudo bem?
    Infelizmente esse tipo de filme não faz meu estilo, nunca fui muito chegada em filmes que foram feito dos quadrinhos de algum super herói ou algo assim, então realmente eu não colocaria nas minhas prioridades para ser visto. Mas gostei da sua crítica e acredito que para quem curte, é uma boa pedida.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir