Resenha: Paris para um e outros contos

by - 13:34


Não é preciso muito pra perceber que eu amo contos. Gosto de escrevê-los, gosto de lê-los, de me apaixonar por eles. Estou sempre procurando uma nova coletânea de contos para me encantar e, claro, Jojo Moyes fez exatamente isso. Quem acompanha o blog há algum tempinho pode perceber como as resenhas dos livros de Jojo Moyes estão ficando cada vez mais frequentes. Nessa resenha você vai entender um pouquinho mais o porquê. todo o alvoroço.

“Com mais de 20 milhões de livros vendidos em todo o mundo, Jojo Moyes se consagrou autora de grandes romances. Arrebatadoras, emocionantes, repletas de personagens fortes e realistas, suas obras conquistaram legiões de fãs e alcançaram listas de mais vendidos em diversos países.
 Nessa vibrante coletânea, o leitor poderá conhecer mais um lado da autora. Em histórias curtas e divertidas, Jojo, sem deixar de lado as personagens decididas que conquistaram o público, faz sua conhecida mágica de transformar situações comuns em eventos extraordinários.
 No conto que dá título ao livro, a jovem Nell planeja um final de semana romântico em Paris com o namorado e fica sabendo, já na estação, que ele desistiu de acompanhá-la. Sozinha em um país estrangeiro, Nell descobre uma nova versão de si mesma, independente e corajosa.
 Outros contos incluem um assalto a uma joalheria com uma reviravolta amorosa, a história de uma mulher que passa um dia inteiro com os sapatos de outra pessoa e um shopping lotado de pessoas fazendo compras de Natal que vai revelar a uma esposa estressada o que de fato importa na vida.
 E em “Lua de mel em Paris”, que fecha a coletânea, Jojo Moyes brinda os leitores com um reencontro com as personagens do best-seller A garota que você deixou para trás, Liv e Sophie, que, separadas por algumas décadas, acreditam que o casamento é apenas o início de suas histórias de amor.
Dez pequenas amostras da saborosa escrita de Jojo Moyes, divertidas, autênticas e irresistíveis — você vai ler e se encantar.”


FICHA TÉCNICA


Título: Paris para um e outros contos
Autora: Jojo Moyes
Ano: 2017
Páginas: 237
Idioma: Português
Editora: Intrínseca
Nota: 5/5 ♥
Compre: Amazon / Saraiva



Paris para um é uma coletânea de contos escritos por Jojo Moyes que, apesar de não ter um tema em comum, tratam de relacionamentos amorosos, dilemas pessoais, conflitos internos e perspectivas de vida. São assuntos amplos muito fáceis de criar uma identificação com o leitor. Em cada história é possível se identificar com pelo menos um personagem, criar uma finidade com alguma realidade ou se sentir inserido naquele pequeno universo.

Paris para um é o primeiro conto da coletânea e dá título ao livro. Foi meu conto favorito apesar de ter adorado o último também. O livro é composto por dez contos, a maioria bem curta e rápida, exceto o primeiro, Paris para um, e o último, Lua de mel em Paris. O primeiro e o último conto da coletânea se passam em Paris, na França, enquanto os outros se passam em Londres. Foi uma ótima maneira de começar e terminar o livro como se estivesse fechando um ciclo.

“E então ele a vê, parada em frente à menina com a coluna quebrada no lugar da espinha, o olhar fixo na garota da pintura, os olhos arregalados e tristes. O chapéu de marinheiro está em sua mão. Enquanto ele observa, uma lágrima escorre pelo rosto dela. Ela levanta a mão esquerda e, ainda olhando para a pintura, a seca. Então desvia o olhar de repente, talvez se sentindo observada, e seus olhares se encontram. Quase sem perceber o que está fazendo, Fabien dá um passo à frente.
- Eu não... Eu não tive a chance de perguntar – diz ele. – Você gostaria de tomar um café0?”Paris para um. 


Por que contos são ótimos para conhecer o trabalho de um autor? Além abordar vários assuntos, personagens e contextos diferentes, os contos permitem o leitor um pequeno recorte de realidades. A leitura flui bem mais rapidamente do que em romances mais longos porque não existe um exagero descritivo, diálogos muito longos, explicações muito complexas. Os contos são perfeitos pra quem procura uma leitura pra ser feita em intervalos sem perder a chance de conhecer uma ótima história.

Tanto nos dois contos maiores quanto nos oito menores, Jojo Moyes consegue passar para o leitor histórias engraçadas, românticas e até mesmo algumas capazes de cutucar nosso senso de moralidade. A escrita da autora continua envolvente e muito bem articulada. Em todas as histórias de Jojo, a autora consegue não deixar pontas soltas. Mesmo em um livro com contos tão pequenos em que não é possível se demorar muito em explicações e contextualizações, Jojo consegue criar cenários envolventes com a pitada certa de mistério ao fim de alguns deles.

Toda vez que leio uma história de Jojo me encanto mais pela sua capacidade de criar narrativas tão reais, tão críveis e completas. Ela tem a habilidade de criar personagens tão diferentes que parecem ter sido inspirados em pessoas reais.

“Ele olha para o caderninho, então o guarda cuidadosamente na jaqueta. Ela se inclina para frente e o beija de novo, uma das mãos em seu rosto.
- Adeus, Fabien – diz ela enquanto se afasta.
- Adeus, então, Nell.
Eles se entreolham na calçada vazia, e, finalmente, quando não conseguem ficar lá por mais tempo, Fabien coloca o capacete. Com um rugido do motor e um aceno de mão, ele segue pela rue de Rivoli.” Paris para um.

Cada vez que leio um novo livro de Jojo admiro mais sua escrita e os mundos que ela consegue criar. No último conto, Lua de mel em Paris, a autora usa de um recurso já utilizado em A última carta de amor. Contando duas histórias que se passam em épocas completamente diferentes, ela consegue mesclá-las e entrelaçar os personagens de formas surpreendentes e apaixonantes. Cada detalhe do enredo se constrói de modo a tornar a narrativa ainda mais envolvente e completa.

Paris para um é o livro perfeito para quem nunca leu nenhuma obra da Jojo e tem curiosidade para ver como é sua escrita, como ela trabalha os personagens, como ela desenvolve o enredo. A coletânea de contos entrou para a minha lista de favoritos do ano por conseguir captar a atenção da primeira até a última página. É uma leitura deliciosa e extremamente agradável. Para os leitores de plantão é uma dica infalível.

Lista de contos da coletânea:
• Paris para um
• Entre os tuites
• Tarde de amor
• Um pássaro na mão
• Sapatos de couro de crocodilo
• Assalto
• O casaco do ano passado
• Treze dias com John C
• A lista de Natal
• Lua de mel em Paris

Se você gostou da resenha e quer saber mais sobre alguma história escrita por Jojo Moyes, vem conferir a resenha de O Navio das Noivas.

“- Ainda está cansada?
- Na verdade, pensei que podíamos ir pra cama mais cedo.
- Ir pra cama mais cedo? – Ele olhou para o relógio. – Meia-noite e quinze?
- Cavalo dado, senhor – disse ela.
- Ah. Não vou olhar. Prometo.
Ele sorriu enquanto a ajudava a vestir o casaco.
Talvez ela estivesse imaginando, em vez de ter realmente visto, o jeito como ele olhou para trás, para onde ela estivera sentada, o vislumbre de algo indecifrável em sua expressão. Mas com o braço do marido em volta dela, apenas o suficiente para impedir que seus saltos se afundassem demais no capacho, Beth passou cuidadosamente por entre as mesas na direção da tenda e de casa.” Um pássaro na mão.

Gostou da resenha? Já leu o livro ou ficou com vontade de ler? Então não esqueça de deixar uma curtida ou um comentário ;)

You May Also Like

15 comments

  1. A resenha está muito bem escrita, embora não goste de coletâneas que não possuem uma temática lógica, fica parecendo um catadão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todas falam de amor, mas acho que a grande maioria das coletâneas aborda esse tema universal, por isso não mencionei, mas vale a pena <3

      Excluir
  2. Oie Laura. ♥ Acho que é a primeira vez que eu tenho a oportunidade e o prazer de visitar seu blog. Quero lhe parabenizar pela postagem. Porque ficou SIMPLESMENTE INCRÍVEL. ♥ Parabéns mesmo. Nunca li nenhum livro da Jojo Moyes. Mas sem dúvidas quero muito ler Paris para um. Sou apaixonado por contos. E também os escrevo. Então, pode ter certeza que, graças à sua postagem, esse livro será minha próxima leitura! hahahah!


    ACESSO PERMITIDO. ♥
    www.acessopermitido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja muito bem vindo, Elcimar! Espero te ver aqui mais vezes :)
      Fico muito feliz que minha resenha tenha te incentivado a ler o livro, espero que leia mesmo e me conte o que achou depois <3

      Excluir
  3. Olá! Não sou muito fã de histórias de amor, mas ouço falar tanto dessa autora que fiquei curiosa. Talvez um livro de contos seja a solução para ver se consigo gostar um pouco mais desse tipo de história, rs. Parabéns pela resenha, está muito bem escrita e realmente nos deixa curiosos para procurar ler o livro.
    Beijos!

    https://labirinticasleituras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Contos são bons pra você conhecer um pouco mais do trabalho da Jojo, acho que vai gostar! E muito obrigada pelo elogio <3

      Excluir
  4. Ótima resenha! Não sabia que a Jojo Moyes escrevia contos. Bom saber, hha.

    Gostei do conto Sapatos couro de crocodilo. Achei criativa a história pela descrição que fez.

    Muito bom, Laura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não ahaha Muito obrigada pelo comentário, Rob! <3

      Excluir
  5. Eu nunca fui muito de contos mas quero muito conhecer a escrita dessa autora depois de assistir Como eu era antes de Você. Acho que começar por contos seria uma boa ideia. Sem contar que esse nome e essa capa <3
    Suas fotos para o post ficaram lindas :)
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Betânia! Obrigada pela visita e pelo comentário, espero que tenha despertado o interesse pelo livro <3

      Excluir
  6. Oi Laura, tudo bem?

    Eu adoro ler livro com contos, pois é uma ótima oportunidade para ver as várias histórias que um autor escreve e os diversos desfechos existentes. Só li duas obras da Jojo "Como eu era antes de você" e "Depois de você", ambas as obras me encantaram pela escrita da autora. No entanto, não consegui ler "A garota que você deixou para trás", a leitura não fluiu. Fiquei com muita vontade de ler esta obra! Adorei a resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredita que não li nenhum desses três livros? Apesar de serem os mais famosos e todo mundo falar muito bem ahaha Que pena que em "A garota que você deixou para trás" a leitura não fluiu, garanto que em Paris para um vai <3

      Excluir
  7. Como eu amo Jojo, estava meia em duvida se leria ou não esta obra. Mas depois da sua opinião fiquei bem curiosa e já quero este livro em mãos. 💕
    Beijos

    dicasdaisacereser.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Hum,só dois contos são em Paris,pela capa achei que o tema em comum fosse o cenário.
    Uma pitada de mistério sempre é bom,fiquei intrigada com a trama da mulher que passa um dia inteiro com os sapatos de outra pessoa

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir