Podcasts da semana

by - 12:03



Confesso que ouvir podcasts é um hábito recente que adotei para a minha rotina. O que antes era um receio embasado pela falta de costume se tornou quase um vício, estou constantemente procurando uma temática nova para ouvir e parece que meus dias não têm horas o suficiente para escutar todos os programas que me interessam. Nos últimos 10 dias me peguei escutando podcasts com uma frequência ainda maior e foram tantos episódios tão bons que decidi fazer pela primeira vez aqui no Nostalgia Cinza um post com podcasts da semana. 

Alguns episódios são novos porque são de podcasts que eu já tenho o hábito de ouvir, outros são os primeiros episódios de programas que passei a acompanhar recentemente. Gosto de ouvir um pouco de tudo então vocês vão perceber que a variedade é muito boa. Se você tem o hábito de ouvir podcasts, que tal deixar sua indicação nos comentários? Assim como eu, mais pessoas podem estar buscando novos podcasts para ouvir. Vamos nos ajudar? 

Sem mais delongas, confira os meus podcasts da semana:

Correspondentes na Rússia - #01 A procura do 9 fenomenal
Para quem está animado para a Copa do Mundo da FIFA Rússia 2018™, esse é um podcast excelente para se preparar e já ficar empolgado. Serão 30 episódios que começaram no dia 14/05 e vão até o final do mundial com uma série de reportagens e entrevistas. O foco é cobrir o dia a dia da seleção brasileira, os bastidores de uma viagem a um país intrigante e, claro, fazer uma cobertura diferente de todas as outras sobre a maior competição de futebol do mundo. Ouvi o primeiro episódio e já estou me programando para não perder mais nenhum!

Ponto G - Silvia Wajãpi
O Ponto G é um podcast focado em contar histórias de mulheres notórias que merecem um espaço de destaque, seja mulheres que a hitória quase esqueceu ou mulheres que estão fazendo história. É um podcast contado de forma quase literária que me lembrou muito o livro Wonder Women, meu queridinho de 2018. É inspirador e completamente viciante conhecer a trajetória e as conquistas de mulheres tão incríveis. 
Essa semana escutei a história de Silvia Nobre Wajãpi, mulher indígena, mãe, literata - condecorada com diversas medalhas de literatura, artista, atleta, fisioterapeuta e a primeira mulher indígena a integrar as Forças Armadas d=no Brasil.

Baseado em fatos surreais - O caso do príncipe sapo
O BFS é um dos meus podcasts favoritos de todos por causa de sua proposta tão diferente e cativante. É um programa que conta histórias reais, de mulheres reais, de forma anônima. Como isso funciona? Várias mulheres mandam suas histórias e a apresentadora e suas convidadas contam as histórias como se fossem delas, sempre defendendo a empatia. Como o próprio nome já diz, muitos casos são tão engraçados, tristes, curiosos ou assustadores que parecem ter sido inventados. É um podcast viciante, encantador e de qualidade.
Essa semana escutei a história de uma mulher que descobriu, após 10 anos de namoro, que o seu príncipe não era tão encantado quanto ela pensava.

The Daily - Was Kevin Cooper Framed for Murder?
O The Daily é um podcast diário do The New York Times. É feito por um jornalista que trabalha os assuntos mais quentes do momento. Cada episódio é focado em um determinado tema e sua duração é bem curta, sempre em torno de 20, 30 minutos. É um ótimo podcast para quem quer ficar a par dos assuntos do momento dos Estados Unidos uma vez que a política norte-americana é um tema recorrente, as denúncias de assédio que deram origem ao movimento #MeToo, casos que estão ou já foram julgados, mas que ainda geram polêmica etc.
Essa semana, um dos episódios que mais me chamou a atenção foi o que fala sobre a condenação de Kevin Cooper, um negro sentenciado à pena de morte por assassinato com provas duvidosas e com um suspeito branco que não foi investigado, mesmo tendo sido visto com roupas ensanguentadas próximo ao local dos assassinatos. 

Presidente da semana - Deodoro da Fonseca, o homem errado / Floriano Peixoto, brutal e popular
Criado pela Folha de S. Paulo, esse podcast foi um belo achado, principalmente porque sou apaixonada por história e porque ele se encaixa perfeitamente no atual momento da política brasileira. Toda semana será contada a história de um presidente do Brasil e o podcast acaba uma semana após as eleições presidenciais de 2018, tendo o desfecho com a história do nosso próximo presidente. Sem viés político e se atendo ao caráter histórico dos acontecimentos, somos apresentados um pouco mais detalhadamente a todos os nossos presidentes. É uma bela dica para quem ama história e busca sempre saber um pouco mais. Essa semana escutei os dois primeiros episódios que contam um pouco da história de Deodoro da Fonseca, o primeiro presidente do Brasil, e Floriano Peixoto.

Mamilos - Desemprego - Crise em ebulição / Um caminhão de problemas
O Mamilos é um queridinho entre os podcasters, né? Com programas longos, com duração média de uma hora e meia, o programa propõe debater com profundidade temas polêmicos e atuais. O "jornalismo de peito aberto", defendido por Juliana Wallauer e Cris Bartis sempre traz conversas com especialistas e procura abordar um fato de forma empática e sincera. É um podcast de jornalismo precioso em meio às coberturas rasas e tendenciosas que estão se tornando cada vez mais comuns. Para quem quer se aprofundar nas pautas atuais e abrir ainda mais a cabeça e o coração <3 
Essa semana ouvi os últimos dois episódios lançados falando sobre a crise dos caminhoneiros e sobre o aumento do desemprego no Brasil.

Histórias de ninar para garotas rebeldes - Margaret Hamilton, lido por Sarah Oliveira
É claro que não poderia faltar indicação de um podcast literário por aqui, não é mesmo? O Histórias de ninar para garotas rebeldes é baseado no livro de mesmo nome, publicado pela V&R Editoras. Cada episódio conta a história de uma mulher incrível, sua história e sua contribuição para a humanidade. Para aqueles que querem se sentir inspirados e conhecer fábulas sobre mulheres extraordinárias. Ouvi o primeiro episódio que conta a história de Margareth Hamilton, a mulher que colocou o homem na Lua.

*Para fins de direitos autorais, declaro que as imagens utilizadas neste post não pertencem ao blog. Qualquer problema ou reclamação quanto aos direitos de imagem podem ser feitas diretamente com nosso contato. Atenderemos prontamente. Fonte: depoisdosquinze.

Quer ficar por dentro de todos os posts do Nostalgia Cinza? Então assine a newsletter! É só colocar seu email, prometo não encher sua caixa de entrada <3 

You May Also Like

1 comments